Coreia do Norte dispara novo míssil, que sobrevoa Japão

Coreia do Norte desafia ONU e promete acelerar programas militares

Anteriormente, a Coreia do Norte havia disparado um míssil Hwasong-12 de médio alcance sobre o Japão em 29 de agosto. O secretário-geral da Casa Branca, general do Marines John Kelly, foi quem informou o presidente, disse a porta-voz Sarah Sanders.

A Chancelaria norte-coreana também rejeitou a resolução, classificando-a de "odiosa provocação destinada a privar a Coreia do Norte de seu legítimo direito à autodefesa e a sufocar seu Estado e seu povo por meio de um bloqueio econômico de grande envergadura".

O premier japonês disse que "é o momento para comunidade internacional se manter unida contra as provocações da Coreia do Norte, que ameaçam a paz mundial" e pediu que se apliquem completamente as sanções impostas ao isolado regime de Kim Jong-un.

O secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou nesta sexta-feira (15) que o novo teste balístico realizado pela Coreia do Norte é uma "manifesta violação" das resoluções do Conselho de Segurança.

"A China supre a Coreia do Norte com seu petróleo".

De acordo com Onodera, a Coreia do Norte continuará realizando "ações similares" ao teste desta quinta por causa da resolução contra Pyongyang imposta pela ONU na segunda (11), na oitava rodada de sanções contra o país por seu programa nuclear desde julho de 2006.

"Está claro que um embargo petroleiro total será muito difícil de conseguir por parte do Conselho de Segurança porque só afetaria a China", reconheceu Tillerson durante uma coletiva de imprensa com seu homólogo britânico Boris Johnson, ao fim de uma visita de 24 horas em Londres.

O míssil, feito pela alemã Taurus Systems, tem um alcance máximo de 500 quilómetros e está equipado com caraterísticas de ponta que permitem evitar radares até chegar aos alvos na Coreia do Norte.

Hoje Pyongyang ameaçou "afundar" Japão e reduzir EUA a "cinzas".

Há pouco mais de um mês, o Conselho havia aprovado sanções para privar o regime norte-coreano de um terço de sua receita, o correspondente a US$ 1 bilhão ao ano.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Taça Davis: João Sousa deixa Portugal a perder por 1-0
Tenista alemão quer que triunfo sobre o tenista português ajude os seus compatriotas. Mas, com o alemão a servir, Sousa afastou a tensão e devolveu o 'break'.

Cunha viaja a Brasília para prestar depoimento sobre desvios no FI-FGTS
O deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) chegou ao IML de Brasília às 18h40 desta sexta (15). Por ordem do juiz federal Sérgio Moro, Eduardo Cunha foi preso em 19 de outubro de 2016.

Receita paga hoje 4º lote de restituição do IR
A Receita também oferece aplicativos para tablets e smartphones, que permitem a consulta às declarações do Imposto de Renda. Receita Federal vai pagar nesta sexta-feira (15) o quarto lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2017.

Samsung Galaxy Note 8 to Soon Receive First Software Update
Earlier this week, Samsung Electronics Co. stated that it wants to launch a foldable smartphone that will debut next year. Here are some of the things that you will get on iOS 11 . "The Note 8 can bring symbolic closure to the Note 7 debacle".

Outras notícias