Coreia do Norte lança novo míssil sobre o Japão

Rex Tillerson em junho de 2017

O governo do Japão informou na tarde desta quinta-feira que um míssil foi lançado da Coreia do Norte e, provavelmente, passou sobre território japonês, segundo a rede de notícias japonesa NHK. Os militares da Coreia do Sul afirmaram que ainda analisam de que tipo de míssil se trata.

"Este é outro exemplo do motivo pelo qual é de vital importância continuar a apertar as penalidades econômicas contra a Coreia do Norte", disse Turnbull. O míssil caiu no Oceano Pacífico, a cerca de 2.000 km do Japão.

O lançamento ocorreu poucos dias após o Conselho de Segurança da ONU aprovar novas sanções à Coreia do Norte, incluindo a proibição das exportações de têxteis e a limitação de remessas de produtos petrolíferos.

"Pequim se opõe à violação pela Coreia do Norte das resoluções do Conselho de Segurança (da ONU) e a seu uso de tecnologia de mísseis balísticos para disparos", declarou a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying, que pediu às "partes envolvidas que atuem com moderação". "As quatro ilhas do arquipélago devem ser afundadas no mar por uma bomba nuclear da Juche". O Pacom ainda trabalha em uma "avaliação mais detalhada" sobre o último desafio norte-coreano.

O lançamento de um novo míssil balístico por parte da Coreia do Norte, que sobrevoou o Japão, está a gerar reações de líderes de todo o mundo.

O Hwasong-12 também sobrevoou a ilha de Hokkaido antes de cair no mar.

Após o lançamento, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que o Japão "nunca tolerará" o que ele chamou de "perigosa ação provocadora [da Coreia do Norte] que ameaça a paz mundial".

O míssil superou assim a distância percorrida pelos de modelos similares usados nos dois testes anteriores, mostrando ter capacidade suficiente para chegar à ilha de Guam, que acolhe importantes bases navais dos Estados Unidos, assinalou Itsunori Onedera.

Isso levou o presidente Trump a dizer que responderia com "fogo e fúria" a um ataque norte-coreano.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Sofrer ataques é o custo por enfrentar modelo político corrupto — Janot
A cerimônia de posse será na PGR e terá a presença do presidente Temer, da presidente do STF, Cármen Lúcia e outras autoridades. Esta sexta-feira (15), último dia útil de Rodrigo Janot à frente da Procuradoria Geral da República será de bolo e despedidas.

Chrome irá deixar de reproduzir automaticamente conteúdos com som
Eles já perduram há bastante tempo na rede, mas agora a Google quer acabar com isso - ao menos para os usuários do Chrome . Com estas mudanças, a Google apresenta uma frente de reprodução automática unificada em dispositivos móveis e desktop.

Real Madrid anuncia renovação de contrato com Isco
O futebolista espanhol do Real Madrid Isco revelou nunca ter pensado em rumar ao FC Barcelona , apesar de ter admitido uma aproximação do clube 'catalão'.

Simão Sabrosa já recebeu convite da SAD do Benfica
O Benfica deverá apresentar dentro de poucos dias o nome que irá ocupar o cargo de responsável pela área das Relações Internacionais, que Nuno Gomes acabou por rejeitar.

Outras notícias