Coreia do Norte lança novo míssil sobre o Japão

Rex Tillerson em junho de 2017

O governo do Japão informou na tarde desta quinta-feira que um míssil foi lançado da Coreia do Norte e, provavelmente, passou sobre território japonês, segundo a rede de notícias japonesa NHK. Os militares da Coreia do Sul afirmaram que ainda analisam de que tipo de míssil se trata.

"Este é outro exemplo do motivo pelo qual é de vital importância continuar a apertar as penalidades econômicas contra a Coreia do Norte", disse Turnbull. O míssil caiu no Oceano Pacífico, a cerca de 2.000 km do Japão.

O lançamento ocorreu poucos dias após o Conselho de Segurança da ONU aprovar novas sanções à Coreia do Norte, incluindo a proibição das exportações de têxteis e a limitação de remessas de produtos petrolíferos.

"Pequim se opõe à violação pela Coreia do Norte das resoluções do Conselho de Segurança (da ONU) e a seu uso de tecnologia de mísseis balísticos para disparos", declarou a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying, que pediu às "partes envolvidas que atuem com moderação". "As quatro ilhas do arquipélago devem ser afundadas no mar por uma bomba nuclear da Juche". O Pacom ainda trabalha em uma "avaliação mais detalhada" sobre o último desafio norte-coreano.

O lançamento de um novo míssil balístico por parte da Coreia do Norte, que sobrevoou o Japão, está a gerar reações de líderes de todo o mundo.

O Hwasong-12 também sobrevoou a ilha de Hokkaido antes de cair no mar.

Após o lançamento, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que o Japão "nunca tolerará" o que ele chamou de "perigosa ação provocadora [da Coreia do Norte] que ameaça a paz mundial".

O míssil superou assim a distância percorrida pelos de modelos similares usados nos dois testes anteriores, mostrando ter capacidade suficiente para chegar à ilha de Guam, que acolhe importantes bases navais dos Estados Unidos, assinalou Itsunori Onedera.

Isso levou o presidente Trump a dizer que responderia com "fogo e fúria" a um ataque norte-coreano.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

China evita condenar de forma explicita último lançamento de um míssil
A Alemanha manifestou que a resposta deve ser dura, para que a Coreia do Norte desista de seu programa de armamento nuclear. A presidência sul-coreana convocou, de imediato, uma reunião do Conselho Nacional de Segurança devido ao lançamento.

Vem grana boa aí! Fifa manda clube árabe pagar Flamengo por Brocador
Quando saiu do Al Nassr , Hernane se transferiu para o Sport e atualmente defende o Bahia, onde está desde 2016. A venda de Hernane ao clube do Oriente Médio aconteceu em 2014, mas o Flamengo nunca recebeu nada do Al Nassr .

"No Inter, Mourinho tinha um jogador que chegava bêbado aos treinos" — Zicu
Uma vez, Mourinho chamou os jogadores e perguntou: 'Como podemos fazer para resolver isso?' E decidimos passar a sessão de manhã para a noite. "E assim foi.

Micro-ônibus cai em ribanceira e três pessoas morrem em Ubatuba
Polícia Militar, Civil, Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Samu, Prefeitura de Ubatuba e outras autoridades estão no local. O acidente ocorreu pelas 08:20 locais (cera das 12:20 em Lisboa), numa zona que é conhecida como Cruz de Ferro.

Outras notícias