EUA ampliam estado de emergência por passagem do furacão Irma pela Geórgia

Defence  Handout via REUTERS

O Irma havia sido rebaixado para categoria 4, mas, ao atingir Cuba, voltou a ser elevado para o maior nível possível. Este estado norte-americano prepara-se para receber durante este domingo a tempestade "mais catastrófica" de que há memória.

"Cada família da Florida deve preparar-se para a evacuação, independentemente da costa em que vivam", tinha apelado o governador do Estado, Rick Scott, citado pelo The New York Times, aludindo à evolução imprevisível da direcção do furacão.

Na Carolina do Sul, uma ordem de evacuação obrigatória foi emitida para oito ilhas-barreira, incluindo a ilha de Hilton Head, a ilha mais populosa, com cerca de 40 mil habitantes.

O Irma encontra-se agora a 115 quilómetros de Key West, o ponto mais a sul dos Estados Unidos e move-se a nove quilómetros por hora.

Segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami, Irma poderia girar para o noroeste no final do dia de hoje.

Além do Irma - cujos ventos chegaram aos 295 quilómetros por hora nas Caraíbas no grau máximo, mas que entretanto foi revisto em baixa para categoria 4 - há outros dois furacões a progredir em simultâneo no Atlântico, Jose e Katia. Espera-se que tal aconteça na madrugada de hoje para domingo.

No entanto, todo o estado da Florida sentirá os efeitos do fenómeno.

O Irma é o furacão mais poderoso já registrado no Atlântico e deixou pelo menos 18 mortos em sua passagem pelas Pequenas Antilhas e Porto Rico e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de Saint Martin.

O centro do furacão Irma deixou a costa de Cuba e entrou no estreito da Flórida por volta das 19h no horário local (20h no horário de Brasília), segundo a Associated Press. No entanto, a tempestade está a perder rapidamente intensidade - ao início da manhã o NHC reduziu-o à categoria de tempestade tropical, com ventos a soprar com uma intensidade de 70 quilómetros por hora.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Cruzeiro escala equipe mista para enfrentar a Chapecoense
O jogador fez o seu primeiro jogo em uma decisão do profissional na última quinta-feira ao entrar no segundo tempo. O técnico Mano Menezes não revelou se escalará o time principal ou poupará titulares contra a Chapecoense .

Após empurrão, José Mourinho se recusa a cumprimentar técnico do Stoke
Durante a conferência de imprensa, Hughes disse: "Parece que estou sempre envolvido nestas questões dos cumprimentos". A ESPN Brasil é o único canal que transmite o jogo entre Stoke City e Manchester United , ao vivo , neste sábado.

SAD com lucro de 30,5 milhões em 2016/17 — Sporting
Acresce ainda a de Rúben Semedo , para o Villarreal, que subiu esse valor para os 92,9 M€. De referir que os restantes administradores da SAD receberam o mesmo valor variável.

Após vídeo de acidente, Leonardo se pronuncia pela primeira vez
As imagens de um dos sobreviventes fizeram circular na internet a informação de que o cantor Leonardo estava envolvido no acidente.

Outras notícias