EUA ampliam estado de emergência por passagem do furacão Irma pela Geórgia

Defence  Handout via REUTERS

O Irma havia sido rebaixado para categoria 4, mas, ao atingir Cuba, voltou a ser elevado para o maior nível possível. Este estado norte-americano prepara-se para receber durante este domingo a tempestade "mais catastrófica" de que há memória.

"Cada família da Florida deve preparar-se para a evacuação, independentemente da costa em que vivam", tinha apelado o governador do Estado, Rick Scott, citado pelo The New York Times, aludindo à evolução imprevisível da direcção do furacão.

Na Carolina do Sul, uma ordem de evacuação obrigatória foi emitida para oito ilhas-barreira, incluindo a ilha de Hilton Head, a ilha mais populosa, com cerca de 40 mil habitantes.

O Irma encontra-se agora a 115 quilómetros de Key West, o ponto mais a sul dos Estados Unidos e move-se a nove quilómetros por hora.

Segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami, Irma poderia girar para o noroeste no final do dia de hoje.

Além do Irma - cujos ventos chegaram aos 295 quilómetros por hora nas Caraíbas no grau máximo, mas que entretanto foi revisto em baixa para categoria 4 - há outros dois furacões a progredir em simultâneo no Atlântico, Jose e Katia. Espera-se que tal aconteça na madrugada de hoje para domingo.

No entanto, todo o estado da Florida sentirá os efeitos do fenómeno.

O Irma é o furacão mais poderoso já registrado no Atlântico e deixou pelo menos 18 mortos em sua passagem pelas Pequenas Antilhas e Porto Rico e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de Saint Martin.

O centro do furacão Irma deixou a costa de Cuba e entrou no estreito da Flórida por volta das 19h no horário local (20h no horário de Brasília), segundo a Associated Press. No entanto, a tempestade está a perder rapidamente intensidade - ao início da manhã o NHC reduziu-o à categoria de tempestade tropical, com ventos a soprar com uma intensidade de 70 quilómetros por hora.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Goleada da Fiorentina contou com golo totalmente português
Em casa, a Atalanta somou os primeiros pontos no Italiano ao vencer de virada o Sassuolo, que está com apenas um, por 2 a 1. O placar foi o mesmo do triunfo do Cagliari, também como mandante, sobre o Crotone, com gol de Marco Sau.

Ministro Luiz Edson Fachin determina prisão de Joesley e Saud
A PGR também suspeita que o ex-procurador da República Marcelo Miller atuou como "agente duplo" durante o processo de delação. A informação foi divulgada, esta manhã, pelo colunista Leandro Colon, da Folha de São Paulo.

Porto goleia Chaves e segue na cola do Sporting — Campeonato Português
Ainda antes do derradeiro apito de Rui Oliveira, o FC Porto chega ao 3º golo, apontado por Moussa Marega , numa altura em que o D. Bastou esperar quatro minutos para se verem os resultados: golo de Aboubakar , assistido. por Soares .

Fachin manda prender Joesley Batista e Ricardo Saud, da J&F
Segundo ele, as prisão são temporárias e ainda não há previsão para serem executadas pela Polícia Federal. A informação foi divulgada, esta manhã, pelo colunista Leandro Colon, da Folha de São Paulo.

Outras notícias