Furacão Irma: milhares se negam a buscar refúgio nas Antilhas francesas

Furacão Irma: milhares se negam a buscar refúgio nas Antilhas francesas

O mais poderoso furacão já registrado no Oceano Atlântico atingiu as primeiras localidades no nordeste das Ilhas Caribenhas na madrugada desta quarta-feira (6).

As rodovias que deixam o sul do estado continuam congestionadas e há relatos sobre motoristas estão parados por falta de gasolina, por dificuldade de encontrar o combustível, escasso pela forte demanda e crise na produção causada pelo Furacão Harvey que assolou o Texas há uma semana, onde ficam as principais refinarias dos Estados Unidos.

O furacão Irma foi o mais forte de sempre no Atlântico, registando ventos de quase 300 quilómetros por hora e gerando mais energia que as oito tempestades que o antecederam na região, anunciou a Organização Mundial de Meteorologia. A previsão é de que a velocidade dos ventos mantenha o Irma entre as categorias 4 e 5 por até mais dois dias.

O furacão está entre Porto Rico e as Ilhas Virgens. Segundo a Nasa, os ventos do Irma já ultrapassam os 280 km/h. Na categoria 5 - a mais alta da escala - o Irma tem alcançado ventes de até 285km/h. Muitas casas da nação de Antígua e Barbuda - composta, no total, por 37 ilhas - não são construídas sobre fundações de concreto ou têm bases de madeira precárias.

Em outro trecho do vídeo a médica fala sobre como ela e a família se preparam para enfrentar o Furacão Irma
Em outro trecho do vídeo a médica fala sobre como ela e a família se preparam para enfrentar o Furacão Irma

Os meteorologistas norte-americanos ainda não podem dizer precisamente onde o Irma passará quando tocar o solo americano, mas um aviso preventivo foi lançado para a costa leste e o Golfo da Flórida, para que autoridades e a população estejam preparados.

Em Barbuda, o primeiro-ministro, Gaston Browne, afirmou que "95% das construções sofreram algum tipo de dano" por conta da passagem do fenômeno e que o país "está em escombros, literalmente". A população do sul deve ser deslocada para Nassau, a capital das Bahamas, a partir desta quarta-feira.

Horas mais tarde na segunda-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, decretou emergência federal em Flórida e Porto Rico e nas Ilhas Virgens americanas, e aprovou o plano de emergência atendendo ao pedido de Scott e do governador porto-riquenho, Ricardo Rossello.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

"Liga dos Campeões motiva-nos" — Valverde
Temos de os pressionar bem. "Será um jogo intenso", perspectivou o técnico do Barcelona , que sucedeu a Luis Enrique este defeso. De fora ficam Aleix Vidal, Lucas Digne e Vermaelen, por opção técnica, além dos lesionados Paco Alcácer, Arda Turan e Rafinha.

Nova Chance: Vídeo mostra a nova sede de A Fazenda
A nova "Fazenda" deixou Itu, no interior de São Paulo e migrou para uma nova casa em Itapecerica da Serra, na Grande SP. O programa já começará em clima de tensão, pois a estreia será marcada por quatro eliminações.

Categoria reduzida para 2 na passagem pela Florida — Furacão Irma
O ministro do Interior da Holanda, Ronald Plasterk, afirmou que saques foram reportados na parte holandesa de St. Trezentas mil pessoas estão sem energia elétrica na região do Caribe, de acordo com a rede CNN .

Mercedes-Benz Plans to Go All-Electric By 2022
The stock currently has a consensus rating of "Hold" and an average target price of €72.50 ($86.31). The firm has a market cap of €69.46 billion and a P/E ratio of 7.024.

Outras notícias