Furacão Irma: milhares se negam a buscar refúgio nas Antilhas francesas

Furacão Irma toca terra no extremo sul dos EUA

O mais poderoso furacão já registrado no Oceano Atlântico atingiu as primeiras localidades no nordeste das Ilhas Caribenhas na madrugada desta quarta-feira (6).

As rodovias que deixam o sul do estado continuam congestionadas e há relatos sobre motoristas estão parados por falta de gasolina, por dificuldade de encontrar o combustível, escasso pela forte demanda e crise na produção causada pelo Furacão Harvey que assolou o Texas há uma semana, onde ficam as principais refinarias dos Estados Unidos.

O furacão Irma foi o mais forte de sempre no Atlântico, registando ventos de quase 300 quilómetros por hora e gerando mais energia que as oito tempestades que o antecederam na região, anunciou a Organização Mundial de Meteorologia. A previsão é de que a velocidade dos ventos mantenha o Irma entre as categorias 4 e 5 por até mais dois dias.

O furacão está entre Porto Rico e as Ilhas Virgens. Segundo a Nasa, os ventos do Irma já ultrapassam os 280 km/h. Na categoria 5 - a mais alta da escala - o Irma tem alcançado ventes de até 285km/h. Muitas casas da nação de Antígua e Barbuda - composta, no total, por 37 ilhas - não são construídas sobre fundações de concreto ou têm bases de madeira precárias.

Em outro trecho do vídeo a médica fala sobre como ela e a família se preparam para enfrentar o Furacão Irma
Em outro trecho do vídeo a médica fala sobre como ela e a família se preparam para enfrentar o Furacão Irma

Os meteorologistas norte-americanos ainda não podem dizer precisamente onde o Irma passará quando tocar o solo americano, mas um aviso preventivo foi lançado para a costa leste e o Golfo da Flórida, para que autoridades e a população estejam preparados.

Em Barbuda, o primeiro-ministro, Gaston Browne, afirmou que "95% das construções sofreram algum tipo de dano" por conta da passagem do fenômeno e que o país "está em escombros, literalmente". A população do sul deve ser deslocada para Nassau, a capital das Bahamas, a partir desta quarta-feira.

Horas mais tarde na segunda-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, decretou emergência federal em Flórida e Porto Rico e nas Ilhas Virgens americanas, e aprovou o plano de emergência atendendo ao pedido de Scott e do governador porto-riquenho, Ricardo Rossello.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

"Liga dos Campeões motiva-nos" — Valverde
Temos de os pressionar bem. "Será um jogo intenso", perspectivou o técnico do Barcelona , que sucedeu a Luis Enrique este defeso. De fora ficam Aleix Vidal, Lucas Digne e Vermaelen, por opção técnica, além dos lesionados Paco Alcácer, Arda Turan e Rafinha.

Nova Chance: Vídeo mostra a nova sede de A Fazenda
A nova "Fazenda" deixou Itu, no interior de São Paulo e migrou para uma nova casa em Itapecerica da Serra, na Grande SP. O programa já começará em clima de tensão, pois a estreia será marcada por quatro eliminações.

Janot pede prisão de Joesley, Saud e ex-procurador Miller
As provas entregues, no entanto, continuam válidas. "As declarações dele (Miller) não interessam para o MP?", questionou a defesa. Joesley e Saud já emitiram uma nota negando a veracidade do que disseram no áudio de 17 de março e pedindo desculpas aos citados.

Mais de 900 bombeiros combatem incêndios em Castelo Branco
Em declarações à Renascença , o autarca João Lobo espera poder travar as frentes de fogo activas graças aos meios aéreos. No sábado, as chamas ameaçaram as aldeias de Vergão e Maljoga de Proença, mas não foi precisar retirar os habitantes.

Outras notícias