Furacão Irma 'vai devastar os EUA — Especialista

EUA ampliam estado de emergência por passagem do furacão Irma pela Geórgia

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, está atualizando as informações sobre o Irma de tempos em tempos.

Irma, que apresenta ventos máximos de 205 km/h, move-se em direção ao noroeste com uma velocidade de translação de 15 Km/h. Ainda na sexta, o Irma deixou rastros de destruição em Cuba, em cenas similares às que ocorreram em outras ilhas do Caribe ao longo dos últimos dias.

- Estou muito preocupado com a costa oeste - disse o governador da Flórida, Rick Scott, à Fox News neste domingo.

Com rajadas de vento que chegaram a 295 km/h, o furacão varreu pequenas ilhas caribenhas como Saint Martin, onde 60% das casas ficaram inabitáveis.

"As casas foram esmagadas".

No lado holandês da ilha, o governo relatou saques em lojas.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas já foram atingidas, um número que pode chegar a 26 milhões, segund a Cruz Vermelha.

Dez pessoas perderam a vida na zona francesa de Saint Martin e duas na parte holandesa. A Florida é o terceiro maior estado norte-americano, com cerca de 21 milhões de habitantes.

Após tocar o solo no arquipélago de Florida Keys de furacão deve, então, cair para a categoria 3, com ventos de até 185 km/h.

Equipes de emergência do México estão lutando para responder, também, a um terremoto de magnitude 8,1, que atingiu a região sul do país na noite de quinta-feira, deixando ao menos 61 mortos.

Enquanto isso, o Reino Unido desbloqueou 35 milhões de euros e enviou dois navios militares para auxiliar.

Este furacão está a deslocar-se lentamente, a seis quilómetros por hora, para o sudeste, e a sua trajetória deve manter-se nas próximas horas.

Durante toda a semana, desde que começaram a receber os avisos da chegada iminente do furacão, os supermercados vivem enchentes constantes, ainda que muitas pessoas regressem a casa com os carros vazios devido às ruturas de produtos como água, pão, bolachas e alimentos enlatados. Os moradores também acabaram com tudo o que havia em supermercados para se abastecer de provisões e água.

O problema, no entanto, é que a mudança no sentido dos ventos levou a uma evacuação de última hora nas regiões mais a oeste e ao sul da Flórida, na área da cidade de Tampa, por exemplo.

As autoridades ainda estão tentando determinar a extensão do dano à ilha durante os furacões Irma e José. A trilha de destruição do furacão Irma deixou 22 pessoas mortas até o momento, porém em Cuba não há relatos de mortes.

Durante a noite, o Irma atingiu as ilhas de Turcos e Caicos, território ultramarino britânico situado a norte da República Dominicana que nunca antes tinha sido atingido por um furacão de categoria 5.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Xiaomi Mi Note 3 confirmado com Snapdragon 660!
Além disso, o Mi Notebook Pro possui nada mais do que sete portas integradas, incluindo entrada de cartão SD e USB-C. Por fim, a Xiaomi mostrou o Mi Note 3 , que a empresa classifica como "um Mi6 com uma tela maior, de 5,5 polegadas".

Anitta é a brasileira com maior número de seguidores no Instagram
No Brasil, Neymar lidera a lista de pessoas mais seguidas, com mais de 81 milhões de seguidores. Agora, Anitta tem 22,728 milhões de seguidores, enquanto Bruna contabiliza 22,722 mi.

ONU diz que podem ter sido cometidos "crimes contra humanidade" na Venezuela
O responsável pediu ainda ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que realize uma "investigação internacional". Mas Caracas promete angariar seus aliados para frear a proposta.

11 pessoas morreram na tarde deste domingo em trágico acidente
A suspeita é de que uma carreta carregada com granito tenha causado e dois motoristas foram ouvidos pela polícia. O governador do ES, Paulo Hartung, decretou luto oficial de três dias.

Outras notícias