Furacão Irma 'vai devastar os EUA — Especialista

NOAA NOAA     NASA NASA     LIONEL CHAMOISEAU     MICHELE EVE SANDBERG     Alvin Baez     Alvin Baez     Alvin Baez

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, está atualizando as informações sobre o Irma de tempos em tempos.

Irma, que apresenta ventos máximos de 205 km/h, move-se em direção ao noroeste com uma velocidade de translação de 15 Km/h. Ainda na sexta, o Irma deixou rastros de destruição em Cuba, em cenas similares às que ocorreram em outras ilhas do Caribe ao longo dos últimos dias.

- Estou muito preocupado com a costa oeste - disse o governador da Flórida, Rick Scott, à Fox News neste domingo.

Com rajadas de vento que chegaram a 295 km/h, o furacão varreu pequenas ilhas caribenhas como Saint Martin, onde 60% das casas ficaram inabitáveis.

"As casas foram esmagadas".

No lado holandês da ilha, o governo relatou saques em lojas.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas já foram atingidas, um número que pode chegar a 26 milhões, segund a Cruz Vermelha.

Dez pessoas perderam a vida na zona francesa de Saint Martin e duas na parte holandesa. A Florida é o terceiro maior estado norte-americano, com cerca de 21 milhões de habitantes.

Após tocar o solo no arquipélago de Florida Keys de furacão deve, então, cair para a categoria 3, com ventos de até 185 km/h.

Equipes de emergência do México estão lutando para responder, também, a um terremoto de magnitude 8,1, que atingiu a região sul do país na noite de quinta-feira, deixando ao menos 61 mortos.

Enquanto isso, o Reino Unido desbloqueou 35 milhões de euros e enviou dois navios militares para auxiliar.

Este furacão está a deslocar-se lentamente, a seis quilómetros por hora, para o sudeste, e a sua trajetória deve manter-se nas próximas horas.

Durante toda a semana, desde que começaram a receber os avisos da chegada iminente do furacão, os supermercados vivem enchentes constantes, ainda que muitas pessoas regressem a casa com os carros vazios devido às ruturas de produtos como água, pão, bolachas e alimentos enlatados. Os moradores também acabaram com tudo o que havia em supermercados para se abastecer de provisões e água.

O problema, no entanto, é que a mudança no sentido dos ventos levou a uma evacuação de última hora nas regiões mais a oeste e ao sul da Flórida, na área da cidade de Tampa, por exemplo.

As autoridades ainda estão tentando determinar a extensão do dano à ilha durante os furacões Irma e José. A trilha de destruição do furacão Irma deixou 22 pessoas mortas até o momento, porém em Cuba não há relatos de mortes.

Durante a noite, o Irma atingiu as ilhas de Turcos e Caicos, território ultramarino britânico situado a norte da República Dominicana que nunca antes tinha sido atingido por um furacão de categoria 5.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Resumo da novela "Novo Mundo" de sexta 08/09
Abaixo está disponível o resumo da novela " Novo Mundo " de sexta-feira 08/09/2017, que vai ser exibido ás 18h20 na TV Globo. Chalaça (Rômulo estrela) revela a Anna (Isabelle Drummond) que Pedro esteve com Domitila (Agatha Moreira).

Deborah Secco sobre exposição de filha: "Não tenho o dinheiro da Sandy"
Após revelar que já traiu todos os seus ex-namorados , Deborah Secco confessou novos detalhes de sua vida pessoal. Dizia que eu estava gorda e que, se continuasse assim, ele não iria me querer mais. "Tive medo de apanhar".

Onde e como assistir à apresentação do iPhone 8 em direto
A câmara frontal terá, pela primeira vez, a tecnologia OLED que permite fotografias de alta definição. A descoberta se deu através do iOS 11 e foi divulgada pelo site 9to5mac.

ONU diz que podem ter sido cometidos "crimes contra humanidade" na Venezuela
O responsável pediu ainda ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que realize uma "investigação internacional". Mas Caracas promete angariar seus aliados para frear a proposta.

Outras notícias