Furacão ruma para Flórida após devastar o Caribe

Irma mata mais três

Foram registrados ventos de até 295 quilômetros por hora - velocidade que mantém o furacão na categoria 5, a mais alta da escala de classificação, conforme o Centro Nacional de Furacões norte-americano.

As ilhas franco-holandesas de St. Martin tiveram de 60% a 70% das casas destruídas.

"Se há uma mensagem que ainda podemos divulgar é de que se protejam ao máximo e escutem os conselhos e determinações", insistiu.

O furacão Irma já está sendo considerado por especialistas o mais poderoso da década no Atlântico. Horas antes da sua chegada, centenas de pessoas corriam contra o tempo para reforçar as estruturas de suas casas com tábuas, fazendo longas filas em supermercados para estocar mantimentos.

Os meteorologistas norte-americanos ainda não podem dizer precisamente onde o Irma passará quando tocar o solo americano, mas um aviso preventivo foi lançado para a costa leste e o Golfo da Flórida, para que autoridades e a população estejam preparados.

Chuva torrencial e ventos fortes são esperados até a noite de terça-feira nas regiões das Índias Ocidentais, incluindo partes das Ilhas de Sotavento, as Ilhas Virgens Britânicas, as Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico. "Podemos reconstruir casas, mas não podemos devolver vidas", afirma o governador.

Quatro das 14 vítimas confirmadas são das Ilhas Virgens americanas.

De acordo com o último boletim do Centro de Furacões, "olho do Irma deixou Porto Rico hoje de manhã, ameaçando agora a República Dominicana".

Enquanto isso, Texas e Lousiana ainda enfrentam inundações decorrentes da passagem do Furacão Harvey.

Segundo o Centro, o furacão José "segue intensificando-se" no Atlântico com ventos de 140 quilómetros por hora e na direção oeste.

O furacão José se aproxima das Antilhas, "mas é incomparável com o Irma" e certamente vai ficar longe da terra, levando, contudo, fortes chuvas às já atingidas ilhas de Saint Martin e Saint Barts - informou o serviço de meteorologia francês, Météo France, nesta quinta-feira (7).

Na Flórida, habituada a furacões, os moradores já enfrentam dificuldades para estocar produtos como água, gás, enlatados, pilha, bateria, lanterna e madeira para proteger janelas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Temer garante obras e se aproxima do presidente da CPI da JBS
Disse que 3 nomes estão cotados: Carlos Marun (PMDB-RS), Fernando Francischini (SD-PR) e Hugo Leal (PSB-RJ). Requerimentos de convocação devem ser votados terça-feira, 12, quando será escolhido o relator da CPI.

Preso, Eduardo Cunha sairá do Paraná e passará 9 dias na Papuda
A decisão foi do juiz federal Vallisney Oliveira, atendendo a pedido dos advogados do ex-presidente da Câmara. Há algumas semanas, a defesa do peemedebista chegou a solicitar sua transferência definitiva para Brasília.

HBO é multada por exibir "Festa da Salsicha" à tarde
A HBO ainda pode recorrer. "A HBO informa que segue as práticas padrão estabelecidas pela indústria de TV paga". O filme era exibido em horários como 9h10min, 10h10min, 12h40min, 15h05min e 15h40min.

Madonna ouve fado e canta "Like a Virgin"
Atualmente morando em Lisboa, Portugal, Madonna tem aproveitado para conhecer - e divulgar - melhor a cidade. Um vídeo por ela partilhado mostra um concerto de música ao vivo nessa zona típica de Lisboa.

Outras notícias