Furacão ruma para Flórida após devastar o Caribe

Irma mata mais três

Foram registrados ventos de até 295 quilômetros por hora - velocidade que mantém o furacão na categoria 5, a mais alta da escala de classificação, conforme o Centro Nacional de Furacões norte-americano.

As ilhas franco-holandesas de St. Martin tiveram de 60% a 70% das casas destruídas.

"Se há uma mensagem que ainda podemos divulgar é de que se protejam ao máximo e escutem os conselhos e determinações", insistiu.

O furacão Irma já está sendo considerado por especialistas o mais poderoso da década no Atlântico. Horas antes da sua chegada, centenas de pessoas corriam contra o tempo para reforçar as estruturas de suas casas com tábuas, fazendo longas filas em supermercados para estocar mantimentos.

Os meteorologistas norte-americanos ainda não podem dizer precisamente onde o Irma passará quando tocar o solo americano, mas um aviso preventivo foi lançado para a costa leste e o Golfo da Flórida, para que autoridades e a população estejam preparados.

Chuva torrencial e ventos fortes são esperados até a noite de terça-feira nas regiões das Índias Ocidentais, incluindo partes das Ilhas de Sotavento, as Ilhas Virgens Britânicas, as Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico. "Podemos reconstruir casas, mas não podemos devolver vidas", afirma o governador.

Quatro das 14 vítimas confirmadas são das Ilhas Virgens americanas.

De acordo com o último boletim do Centro de Furacões, "olho do Irma deixou Porto Rico hoje de manhã, ameaçando agora a República Dominicana".

Enquanto isso, Texas e Lousiana ainda enfrentam inundações decorrentes da passagem do Furacão Harvey.

Segundo o Centro, o furacão José "segue intensificando-se" no Atlântico com ventos de 140 quilómetros por hora e na direção oeste.

O furacão José se aproxima das Antilhas, "mas é incomparável com o Irma" e certamente vai ficar longe da terra, levando, contudo, fortes chuvas às já atingidas ilhas de Saint Martin e Saint Barts - informou o serviço de meteorologia francês, Météo France, nesta quinta-feira (7).

Na Flórida, habituada a furacões, os moradores já enfrentam dificuldades para estocar produtos como água, gás, enlatados, pilha, bateria, lanterna e madeira para proteger janelas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Temer garante obras e se aproxima do presidente da CPI da JBS
Disse que 3 nomes estão cotados: Carlos Marun (PMDB-RS), Fernando Francischini (SD-PR) e Hugo Leal (PSB-RJ). Requerimentos de convocação devem ser votados terça-feira, 12, quando será escolhido o relator da CPI.

Okami HD é anunciado para PC, PlayStation 4 e Xbox One
Trata-se de um novo sistema de animação, para reproduzir de forma mais realista a movimentação dos atletas em campo. Inclusos na demo estão o Manchester United , Manchester City , Real Madrid CF , Atlético de Madrid , Juventus F.C.

Zidane aliviado por poder contar com Cristiano Ronaldo
Está muito bem fisicamente e, apesar do que se tem falado, está muito bem mentalmente. "Poder jogar com Cristiano de início é sempre positivo".

Madonna ouve fado e canta "Like a Virgin"
Atualmente morando em Lisboa, Portugal, Madonna tem aproveitado para conhecer - e divulgar - melhor a cidade. Um vídeo por ela partilhado mostra um concerto de música ao vivo nessa zona típica de Lisboa.

Outras notícias