Governo espanhol recorre à Justiça contra aprovação de lei catalã para separação

1 milhão de manifestantes marcham em Barcelona pela independência da Catalunha

Na quinta-feira, o Tribunal Constitucional da Espanha suspendeu o plebiscito em resposta a uma contestação legal do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

A chamada "lei da transição", que, segundo o Governo espanhol, "implica a rutura total e absoluta com a ordem constitucional estabelecida", foi aprovada na semana passada com os votos dos deputados regionais separatistas, maioritários.

A decisão do governo espanhol foi acompanhada de uma nova advertência da obrigação de obediência dirigida aos membros do Governo da Catalunha e ao Parlamento regional.

O Ministério Público de Espanha convocou todos os 700 autarcas da Catalunha que apoiam o referendo à independência da região. "Os agentes de polícia irão adotar as medidas necessárias para apreender os meios ou instrumentos destinados a preparar ou organizar o referendo ilegal", diz o documento.

Assimn, é sublinhada especificamente a "apreensão de urnas, boletins de voto, manuais para as mesas, impressos eleitorais, propaganda eleitoral, elementos informáticos, assim como todo o material de difusão, promoção ou execução do referendo ilegal".

O Tribunal Constitucional suspendeu temporariamente a Lei de Transitoriedade Jurídica, a designada lei de ruptura da Catalunha que os independentistas querem levar a bom porto, depois do recurso do governo espanhol.

A alcaide de Barcelona é uma exceção à maioria dos autarcas que apoiam o referendo.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Barcelona recusou-se a dar mais de 45 ME por Di María
A possível transferência de Ángel Di María para o Barcelona foi um dos temas que mais aqueceu o último mercado de transferências. O clube catalão teria oferecido 45 milhões de euros (R$ 166 milhões) além de variáveis para contar com o argentino.

"Vitória pode começar bem a Liga Europa" — Armando Evangelista
Esta é uma prova que não precisa de treinador para motivar os jogadores. O fator experiência não acho que vá ser determinante", afirmou Martins.

Baterista do Pink Floyd divulga cover inusitado de brasileiro
Ao compartilhar o vídeo, Nick Mason destacou: " Quando você soa bem dessa forma, você não precisa saber a letra toda ". O fenômeno nas redes sociais Gleyfy Brauly agora alcançou níveis internacionais de divulgação na internet.

Lady Gaga sofre de doença crónica que afeta milhares de pessoas
Os cientistas ainda não descobriram a cura, bem como não chegaram a um consenso sobre as reais causas dessa enfermidade. Recorde-se que o documentário 'Gaga: Five Foot Two' será emitido pela Netflix , no dia 22 de setembro.

Outras notícias