Janot oferece denúncia contra presidente do DEM

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou nesta quarta-feira (13) o senador José Agripino Maia (DEM-RN) ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo destaca a revista Exame, Agripino é suspeito de envolvimento no financiamento irregular da Arena das Dunas, estádio construído em Natal para a Copa do Mundo de 2014.

O caso está sobg sigilo no Supremo e deve ser avaliado pelo ministro Luís Roberto Barroso. O inquérito foi aberto em 2015.

Durante as investigações, segundo informações noticiadas pelo portal Congresso em Foco, foram apreendidos telefones celulares do presidente da OAS, Leo Pinheiro.

"Diante dos suficientes indícios de materialidade e autoria, foram então imputadas as condutas de corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro ao Senador José Agripino Maia; lavagem de dinheiro a Raimundo Alves Maia Júnior; Corrupção ativa a José Aldemário Pinheiro Filho; além de crime de prevaricação a Carlos Thompson Costa Fernandes - Conselheiro do TCE/RN à época dos fatos", informou a PF.

O relatório da Polícia Federal sobre o caso, finalizado em agosto, atribuiu o recebimento de propina de R$ 2 milhões da OAS ao senador José Agripino (DEM-RN). O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou operações suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo o senador.

O presidente do DEM divulgou uma nota na qual repudia a acusação e destacou que os depoimentos tomados ao longo do inquérito não mostram qualquer "referência a pedido ou recebimento de valores em troca de qualquer tipo de retribuição ou vantagem".

Registre-se que, até as últimas eleições, contribuições de pessoas jurídicas eram legalmente permitidas.

"Ademais, nos autos do Inquérito, não são atribuídos quaisquer ilícitos relativos à movimentação financeira, em vista da apresentação prévia com justificativas quanto à origem, legalidade e declaração à Receita Federal", disse o senador.

Ele acrescenta que, "apesar de defender o combate à corrupção mediante a eficiência na apuração de todos fatos, o Senador José Agripino não aceita ações que generalizam e maculam a dignidade, a imagem e o capital político de homens públicos".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Taubaté confirma primeiro caso autóctone de chikungunya
Com isso, ocorre a necessidade do alerta para aumentar a atenção e os cuidados com essas doenças transmitidas por este vetor. Até o momento, não houve confirmação de óbitos causados pelo vírus, porém há um caso em investigação em Várzea Grande.

Xuxa põe apartamento em NY à venda por R$ 4,6 milhões
Ao que tudo indica, o que mantém Xuxa no Brasil é o tempo que ela dedica à mãe, Dona Alda, que sofre de Mal de Parkinson. Sempre que tem uma folguinha da Record, Xuxa desembarca em Nova York para visitar a única herdeira.

Coffee Plus: Coca-Cola lança refrigerante sabor café no Japão
O Japão sempre têm as ideias mais malucas e geniais de todo o oriente, e desta vez não foi diferente. Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Já está lá? Curta também a nossa página do Facebook!

Polícia Federal prende dono da J&F Wesley Batista
As prisões fazem parte da 2ª fase da Operação Tendão de Aquiles, em que também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Também há um novo pedido de prisão preventiva contra Joesley, que está detido desde terça (12) em Brasília.

Outras notícias