Juncker defende fusão entre comissário das Finanças e presidente do Eurogrupo

Juncker propõe ministro da Economia e Finanças da UE

Os ciberataques são, às vezes, "mais perigosos que os fuzis e tanques" para a democracia e a estabilidade dos países, disse Juncker, diante do pleno da Eurocâmara, em seu discurso sobre o estado da União Europeia (UE).

Nomeadamente, criando um ministro da Economia e Finanças - que acumule o cargo com o de presidente do Eurogrupo e de Comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros -; fundindo a liderança do Conselho da UE com o da Comissão Europeia para que haja apenas um presidente da União; e usando mais vezes decisões por maioria qualificada.

O figurino do Estado da União, contemplado no Acordo-Quadro de 2010 sobre as relações entre o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, prevê igualmente que Juncker transmita uma carta de intenções ao presidente do Parlamento Europeu e à Presidência do Conselho, na qual apresenta de forma pormenorizada as medidas legislativas e outras iniciativas que a Comissão tenciona adotar até ao final do ano seguinte (neste caso, até fim de 2018).

O presidente da Comissão Europeia foi muito aplaudido quando se referiu à gentileza de Itália no acolhimento dos migrantes e refugiados do Mediterrâneo, em jeito de crítica aos Estados que se recusam a participar no programa de recolocação.

A questão do Brexit foi também sublinhada por Juncker, que lamentou a saída do Reino Unido da União Europeia: " será um momento trágico, mas devemos avançar (.) porque o Brexit não é o futuro da Europa".

Estrasburgo, França, 13 set (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia defendeu hoje a celebração de uma "cimeira especial" a 30 de março de 2019, no primeiro dia "pós-Brexit", que assinale o nascimento de uma nova União Europeia a 27 mais unida, forte e democrática.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Sem titulares, Carille faz mistério antes de encarar o Racing-ARG
O mais curioso é que ambos não tiveram lesões divulgadas pelo clube. A busca pela vitória e voltar ao bom caminho é prioridade no time.

"Vamos pensar jogo a jogo" — Patrício
Tivemos mais oportunidades para aumentar, desperdiçamos, mas agora o que interessa são os pontos. Começamos com uma vitória e era o que queríamos. "Agora é pensar jogo a jogo", concluiu.

Estabilidade no varejo é pontual e esperada após três avanços seguidos — IBGE
O destaque na comparação com o mesmo mês do ano passado de 2016 foi percebido em Santa Catarina (14,2%) e Alagoas (10,3%). Mediante tais dados, a CNC a revisou suas expectativas para o varejo ampliado em 2017, de +1,8% para +2,2%.

Furacão Irma avança sobre o Caribe e atinge categoria 4
Se há uma mensagem que ainda podemos divulgar é que todos se protejam ao máximo e escutem os conselhos e determinações. Segundo as previsões, o furacão pode atingir a localidade de Cabo Haitiano, no norte do país.

Outras notícias