Juncker defende fusão entre comissário das Finanças e presidente do Eurogrupo

Estado da União Acompanhe o discurso no Parlamento Europeu

Os ciberataques são, às vezes, "mais perigosos que os fuzis e tanques" para a democracia e a estabilidade dos países, disse Juncker, diante do pleno da Eurocâmara, em seu discurso sobre o estado da União Europeia (UE).

Nomeadamente, criando um ministro da Economia e Finanças - que acumule o cargo com o de presidente do Eurogrupo e de Comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros -; fundindo a liderança do Conselho da UE com o da Comissão Europeia para que haja apenas um presidente da União; e usando mais vezes decisões por maioria qualificada.

O figurino do Estado da União, contemplado no Acordo-Quadro de 2010 sobre as relações entre o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, prevê igualmente que Juncker transmita uma carta de intenções ao presidente do Parlamento Europeu e à Presidência do Conselho, na qual apresenta de forma pormenorizada as medidas legislativas e outras iniciativas que a Comissão tenciona adotar até ao final do ano seguinte (neste caso, até fim de 2018).

O presidente da Comissão Europeia foi muito aplaudido quando se referiu à gentileza de Itália no acolhimento dos migrantes e refugiados do Mediterrâneo, em jeito de crítica aos Estados que se recusam a participar no programa de recolocação.

A questão do Brexit foi também sublinhada por Juncker, que lamentou a saída do Reino Unido da União Europeia: " será um momento trágico, mas devemos avançar (.) porque o Brexit não é o futuro da Europa".

Estrasburgo, França, 13 set (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia defendeu hoje a celebração de uma "cimeira especial" a 30 de março de 2019, no primeiro dia "pós-Brexit", que assinale o nascimento de uma nova União Europeia a 27 mais unida, forte e democrática.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Sem titulares, Carille faz mistério antes de encarar o Racing-ARG
O mais curioso é que ambos não tiveram lesões divulgadas pelo clube. A busca pela vitória e voltar ao bom caminho é prioridade no time.

Liverpool: Federação ignora recurso e mantém castigo a Sadio Mane
No Instagram, o atacante do Liverpool se desculpou pelo ocorrido e afirmou ter se tratado de um acidente. O goleiro divulgou imagens de bastidores após ser atendido no centro médico do Etihad Stadium .

Funaro diz ao STF ter tido a casa invadida
A delação de Funaro foi firmada com a Procuradoria Geral da República em 22 de agosto e homologada pelo STF em 5 de setembro. Moram na casa a esposa de Funaro e uma filha.

Miller teria auxiliado leniência da J&F ainda no MP, afirma procurador
O escritório está entregando todos os documentos solicitados pela Procuradoria-Geral da República. E conclui: "Espero que isso possa te ajudar".

Outras notícias