Macaco que tirou selfie vai receber 25% de receitas

Finalmente há decisão sobre os direitos de autor da selfie do macaco

David Slater estava a fotografar um grupo de macacos na Reserva de Tangkoko (Indonésia), em 2011, quando o curioso Naruto avançou para uma das máquinas e fez uma selfie, com um sorriso rasgado. Finalmente, o caso chegou ao fim.

Em 2011, o fotógrafo David J. Slater visitava a ilha indonésia de Sulawesi quando, aproveitando um momento de desatenção sua, o macaco depois baptizado como "Naruto" se apoderou da câmara, sorriu para ela com evidente fotogenia e fez uma fotografia de si próprio.

A fotografia tornou-se um êxito, quando David Slater a publicou num livro da sua autoria. Até aqui nada de especial se não se disser que Naruto é um macaco e que foi a tribunal porque a organização de protecção dos direitos dos animais PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, na sigla inglesa) considerou que os direitos de autor de uma fotografia pertenciam ao animal e não ao fotógrafo britânico. Nas audiências, a PETA acusou David Slater de ter violado os direitos de autor do macaco Naruto.

Na Justiça, o fotógrafo já havia conquistado o direito sobre a imagem, mas uma apelação feita pela PETA, organização que luta pelos direitos dos animais, será julgada em breve.

A PETA não desistiu e recorreu para o Supremo norte-americano. O fotógrafo prometeu doar 25% das receitas obtidas com a utilização e venda da "selfie" do macaco a instituições de caridade que protejam o habitat dos macacos, na Indonésia. Em comunicado assinado pelo fotógrafo e pelos ativistas, eles concordam que "este caso levanta questões importantes e pioneiras sobre a expansão legal dos direitos para animais não humanos, um objetivo que ambos apoiam e pelo qual eles continuarão realizando os seus respectivos trabalhos".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Quase 3,5 milhões sem eletricidade na Flórida — Furacão Irma
O condado com maiores cortes de energia é Monroe, onde ficam os cayos e uma parte do litoral do sudoeste, com 85% dos clientes sem fornecimento.

Síria: Hezbollah diz que vitória foi alcançada
Referindo-se aos opositores de Assad, Nasrallah disse que "o caminho do outro projeto fracassou e quer negociar para ter alguns ganhos".

Neymar marca em goleada do PSG em estreia na Liga dos Campeões
Pênalti que o próprio uruguaio finalizou com perfeição, dando a cada integrante do trio 'NCM' um gol antes do intervalo. Aos 23 minutos, o argentino fez grande jogada e bateu firme da entrada área para fazer o segundo dele na partida.

Alex Telles: "Não podemos abdicar da nossa forma de jogar"
Ideias de Conceição potenciam o rendimento: "A estratégia em cada partida é diferente, sinto-me muito à vontade, muito confiante. Quaresma: "Quaresma é um grande jogador, tem uma história muito bonita aqui. É uma responsabilidade boa, partilhada por todos".

Outras notícias