Ofuscada por escândalos de corrupção, cúpula do COI se reúne em Lima

COI confirma que Los Angeles cumpriu todos requisitos para sediar Jogos de 2028

Numa conferência de imprensa, os promotores brasileiros disseram que Carlos Arthur Nuzman fez a vinculação de empresários, políticos e dirigentes do Comité Olímpico Internacional (COI) no suposto esquema compra dos votos que ajudou a eleger a cidade brasileira como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A entidade também disse que sua comissão de ética pediu a advogados que fizessem contato com autoridades brasileiras sobre a investigação da compra de votos em 2009, ano em que o Rio foi escolhido sede da Olimpíada de 2016. "Logo que provas foram exibidas contra Lamine Diack, ele perdeu sua condição de membro honorário do COI, em novembro de 2015".

Outro que está incapacitado de comparecer à reunião é o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal e foi impedido de deixar o Brasil para a reunião em Lima.

"Nesse contexto, no que se refere aos votos para as cidades sedes dos Jogos Olímpicos no passado, o COI tomou ação imediata", garantiu a entidade. O comitê juntou-se à investigação como parte cível há mais de um ano.

Lamine Diack, que foi membro do COI entre 1999 e 2013, seria um influenciador dos votos africanos nas eleições.

Depois, segue-se a 131.ª sessão do COI, na qual cerca de 90 membros vão aprovar, em voto presencial, a atribuição à capital francesa e à cidade norte-americana.

Pressionado por conta das investigações sobre o Rio de Janeiro, a entidade declarou nesta segunda-feira que já agiu sobre as suspeitas e que vai pedir informações para a Justiça brasileira. A propina ao senegalês foi debitada, segundo a Procuradoria, da devida pelo empresário Arthur César de Menezes Soares, o "Rei Arthur", ao peemedebista.

O bloqueio de bens atendeu a um pedido do Ministério Público Federal para garantir o pagamento de danos morais coletivos em caso de condenação dos réus.

"O COI tomará todas as medidas e aplicará as sanções apropriadas se forem apresentadas provas" das acusações do esquema corrupção que resultou na escolha do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos de 2016, afirmou Thomas Bach. Foi apreendido passaporte russo dele.

O anúncio dos Jogos Olímpicos de 2024, que deverão decorrer em Paris, e de 2028, provavelmente em Los Angeles, deverá ser feito na quarta-feira, depois de uma reunião, hoje e terça-feira, do Comité Executivo do organismo, composto por 12 membros.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

ONU denuncia 'limpeza étnica' contra rohingyas em Myanmar
O governo limita o acesso dos rohingya à educação e saúde e existem quotas para a entrada em certas profissões e cargos públicos.

Sky é o novo jogo dos desenvolvedores de Journey
Jenova Chen , o diretor da Thatgamecompany , comentou sobre Sky no vídeo abaixo, em uma entrevista com Geoff Keighley. Estamos empolgados para mostrar pela primeira vez nosso mais novo jogo Sky , para iPhone, iPad e Apple TV .

Cantora Ivete Sangalo anuncia gravidez de gêmeos em redes sociais
A baiana, que é casada com Daniel Cady e tem um filho, Marcelo , de sete anos, ainda deu a entender que está à espera de gêmeos. Em apenas 20 minutos, mais de 110 mil pessoas curtiram a foto em que Ivete mostra a barriguinha proeminente .

Macaco que tirou selfie vai receber 25% de receitas
Nas audiências, a PETA acusou David Slater de ter violado os direitos de autor do macaco Naruto. A fotografia tornou-se um êxito, quando David Slater a publicou num livro da sua autoria.

Outras notícias