ONU denuncia 'limpeza étnica' contra rohingyas em Myanmar

ONU quer inquérito sobre possíveis crimes contra a Humanidade na Venezuela

A declaração foi feita um dia depois da afirmação do alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, de que o tratamento que Mianmar reserva à minoria muçulmana rohingya se assemelha a um "exemplo de limpeza étnica de manual". "Em Myanmar, uma outra brutal operação de segurança está ocorrendo no estado de Rakhine e, dessa vez, aparentemente em uma grande escala", acrescentou durante discurso na entidade.

No dia 25 de agosto os ataques de rebeldes rohingyas contra delegacias birmanesas provocaram uma intensa repressão do exército.

"No ano passado, nós alertamos que o modelo das violações dos direitos humanos contra os rohingyas sugeriam um ataque difuso ou sistemático contra a comunidade, equivalente a crimes contra a humanidade, se assim estabelecer um tribunal".

A primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, apelou a Myanmar (ex-Birmânia) para acolher de volta os cerca de 370 mil refugiados rohingya que, nas últimas semanas, atravessaram a fronteira entre os dois países para fugir de confrontos entre as milícias rohingya e as forças armadas birmanesas.

"A Birmânia tem recusado o acesso dos inspetores (da ONU) especializados em direitos humanos". O governo limita o acesso dos rohingya à educação e saúde e existem quotas para a entrada em certas profissões e cargos públicos. Hasina disse que o seu país continuará a apoiar os refugiados rohingya, mas que o governo birmanês precisa de começar a "tomar decisões para receber os seus cidadãos".

O Dalai Lama pediu à líder de Mianmar, a prémio Nobel da Paz Aung Sang Suu Kyi, que encontre uma solução pacífica para a crise no país.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

The Evil Within 2 ganha novo trailer de gameplay assustador
A Bethesda Softworks Brasil acaba de divulgar um novo trailer de The Evil Within 2 , o primeiro dublado em português brasileiro.

Preço médio da gasolina sobe e atinge recorde no ano — NOSSO BOLSO
Apenas nos postos do Acre, do Ceará, de Mato Grosso e de Roraima pesquisados pela ANP houve recuo nos preços entre os períodos. Já o litro de diesel chegou pelo preço médio de R$ 3,150 nos postos de combustível e à distribuidora por R$ 2,759.

Trump aconselha: 'Saia da frente do furacão Irma'
O Irma fez, até agora, pelo menos 25 mortos à passagem pelas Caraíbas, segundo números compilados pela agência France-Presse. "A segurança deve vir em primeiro lugar", disse o presidente, em um vídeo publicado no Twitter.

Macaco que tirou selfie vai receber 25% de receitas
Nas audiências, a PETA acusou David Slater de ter violado os direitos de autor do macaco Naruto. A fotografia tornou-se um êxito, quando David Slater a publicou num livro da sua autoria.

Outras notícias