PGR suspende acordo de delação premiada para Joesley Batista e Ricardo Saud

Joesley Batista

Presos desde o último domingo, o sócio da J&F e o executivo do grupo seriam libertados à meia-noite desta sexta-feira (15), quando chegaria ao fim o prazo da prisão temporária. O peemedebista é acusado agora pelas práticas de organização criminosa e obstrução de justiça. Isso não seria possível se a imunidade negociada em maio continuasse valendo.

Para Janot, a consequência de uma rescisão do acordo por culpa exclusiva dos colaboradores é perder os benefícios da delação e a manutenção da validade das provas produzidas, que podem ser usadas em investigações e processos atuais ou em curso. A Corte iniciou ontem julgamento que pode retardar esse envio, no qual a defesa de Temer pede a "sustação" do processamento da denúncia até que a PGR conclua a análise sobre o acordo da J&F. Uma suspeita de crime contra o senador constava de áudio de conversa entre Joesley e Saud que não foi inicialmente entregue no acordo de colaboração. "Liguei para o diretor da superintendência da Polícia Federal para dizer que gostaria de visitar os dois (Joesley Batista e Ricardo Saud), até para poder dar a notícia da prisão preventiva, e ele me falou que o Joesley iria para São Paulo por uma questão de segurança e também por segurança o Saud seria levado para a Papuda, para uma ala específica que parece ter mais segurança".

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal em São Paulo investigaram se eles se beneficiaram do acordo de delação para lucrar no mercado financeiro, fazendo reservas.A prática, no mercado, é apelidada de "insider trading". Eles são acusados de promoverem a venda de dólar futuro dias antes de fecharem um acordo de delação premiada com a PGR.

Além da rescisão dos acordos, Janot também havia pedido que as prisões temporárias de Joesley e Saud fossem convertidas em preventivas, o que foi aceito por Fachin, tornando o tempo de detenção indeterminado. No acordo de leniência com a Procuradoria no Distrito Federal, a multa acordada foi de R$ 10,3 bilhões. Com informações da Folhapress.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Polícia britânica revista casa em Sunbury, perto de Londres
Em nota, a corporação informou que "a Polícia evacuou e está revistando uma residência em Sunbury, Surrey". O atentado foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Titi será daminha de honra no casamento de Mariana Ruy Barbosa
A filha do casal, Titi , de quatro anos, também fará parte da cerimônia como daminha de honra . "Ela não tem essa consciência". A noiva adiantou que usará um vestido da grife Dolce & Gabbana e as madrinhas usarão vestidos da mesma cor, rosa milennial.

Assistente de produção de 'Narcos' é assassinado no México
Segundo o jornal " El País ", o corpo foi encontrado dentro de seu carro, em uma área rural no Estado do México. Os fatos acerca da morte dele ainda são desconhecidos e as autoridades continuam investigando.

ONU condena novo teste balístico da Coreia do Norte
Seul respondeu com testes militares que incluíram o lançamento de mísseis Hyunmu no mar do Japão, segundo o ministério da Defesa. Segundo se soube pouco depois, o míssil foi lançado em direcção ao Japão e terá saído da zona de Sunan, na capital do país.

Outras notícias