PGR suspende acordo de delação premiada para Joesley Batista e Ricardo Saud

Joesley Batista e Ricardo Saud foram denunciados por obstrução de justiça  AFP

Presos desde o último domingo, o sócio da J&F e o executivo do grupo seriam libertados à meia-noite desta sexta-feira (15), quando chegaria ao fim o prazo da prisão temporária. O peemedebista é acusado agora pelas práticas de organização criminosa e obstrução de justiça. Isso não seria possível se a imunidade negociada em maio continuasse valendo.

Para Janot, a consequência de uma rescisão do acordo por culpa exclusiva dos colaboradores é perder os benefícios da delação e a manutenção da validade das provas produzidas, que podem ser usadas em investigações e processos atuais ou em curso. A Corte iniciou ontem julgamento que pode retardar esse envio, no qual a defesa de Temer pede a "sustação" do processamento da denúncia até que a PGR conclua a análise sobre o acordo da J&F. Uma suspeita de crime contra o senador constava de áudio de conversa entre Joesley e Saud que não foi inicialmente entregue no acordo de colaboração. "Liguei para o diretor da superintendência da Polícia Federal para dizer que gostaria de visitar os dois (Joesley Batista e Ricardo Saud), até para poder dar a notícia da prisão preventiva, e ele me falou que o Joesley iria para São Paulo por uma questão de segurança e também por segurança o Saud seria levado para a Papuda, para uma ala específica que parece ter mais segurança".

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal em São Paulo investigaram se eles se beneficiaram do acordo de delação para lucrar no mercado financeiro, fazendo reservas.A prática, no mercado, é apelidada de "insider trading". Eles são acusados de promoverem a venda de dólar futuro dias antes de fecharem um acordo de delação premiada com a PGR.

Além da rescisão dos acordos, Janot também havia pedido que as prisões temporárias de Joesley e Saud fossem convertidas em preventivas, o que foi aceito por Fachin, tornando o tempo de detenção indeterminado. No acordo de leniência com a Procuradoria no Distrito Federal, a multa acordada foi de R$ 10,3 bilhões. Com informações da Folhapress.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Jornalista Marcelo Rezende morre aos 65 anos
Nascido a 12 de novembro de 1951, no Rio de Janeiro, Marcelo Luiz Rezende Fernandes não queria saber de estudar na adolescência. Mãe da pequena Giovanna, ela mostrou apoio ao repórter, que ganhou também mensagens positivas de Geraldo Luís e Milton Neves.

Titi será daminha de honra no casamento de Mariana Ruy Barbosa
A filha do casal, Titi , de quatro anos, também fará parte da cerimônia como daminha de honra . "Ela não tem essa consciência". A noiva adiantou que usará um vestido da grife Dolce & Gabbana e as madrinhas usarão vestidos da mesma cor, rosa milennial.

Melhores momentos de Getafe 1 x 2 Barcelona — LaLiga
Sete minutos depois, porém, em bela finalização do japonês Shibasaki, o Getafe abriu o placar. E a partida terminou empatada por 1 a 1, com ambos os gols saindo na primeira etapa do duelo.

ONU condena novo teste balístico da Coreia do Norte
Seul respondeu com testes militares que incluíram o lançamento de mísseis Hyunmu no mar do Japão, segundo o ministério da Defesa. Segundo se soube pouco depois, o míssil foi lançado em direcção ao Japão e terá saído da zona de Sunan, na capital do país.

Outras notícias