Separatistas manifestam-se esta segunda-feira no Dia da Catalunha

Em 2013 uma bandeira independentista catalã com vários metros de comprimento percorreu a multidão

Assimn, é sublinhada especificamente a "apreensão de urnas, boletins de voto, manuais para as mesas, impressos eleitorais, propaganda eleitoral, elementos informáticos, assim como todo o material de difusão, promoção ou execução do referendo ilegal".

O pedido de inconstitucionalidade apresentado pelo Governo contra a "lei da transição" aprovada pelo Parlamento catalão, que pretende converter a Catalunha numa república, considera que a norma é "a maior afronta e ameaça" às normas espanholas de convivência democrática e o "maior ataque concebível" aos valores democráticos.

Madrid, 13 set (Lusa) - A Procuradoria Geral de Espanha anunciou hoje estar a investigar mais de 700 presidentes de Câmara da Catalunha por cooperação com o referendo sobre a independência daquela região e ordenou a sua detenção, caso não cooperem. A determinação das autoridades é que, se os prefeitos se negarem a comparecer perante a Justiça, os Mossos d'Esquadra (policiais regionais catalães) deverão detê-los.

Centenas de milhares de pessoas manifestaram na segunda-feira, em Barcelona, o seu apoio à causa da independência da Catalunha e o direito à realização de um referendo de autodeterminação, proibido pelas instituições espanholas.

No entanto, o governo de Madri afirma que "não haverá referendo" e recebeu respaldo da Corte Constitucional, que suspendeu a convocação da votação.

"O objetivo final dos soberanistas catalães não é a consulta em si mesma, mas a independência da Catalunha", lembra o articulista Jordi Juan, no jornal "La Vanguardia", onde defende a ideia de que os mobilizadores do referendo de 1 de outubro sabem que ele está condenado e o querem acima de tudo como alavanca moral, uma forma de demonstrar que o governo de Rajoy é "um sujeito passivo e antidemocrático".

Uma maioria de catalães apoia a realização de um referendo, mas uma sondagem indica que mais de metade da população da comunidade autónoma também apoia que a consulta deve ser organizada dentro do quadro legal e não apenas por uma das partes, separatista, e com a oposição do Governo central.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Creators Update do Windows 10 terá mais configurações de privacidade
Ficará mais fácil entender o que isso significa clicando em "saiba mais": haverá uma explicação clara de cada item. Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Também: Veja mais dicas e tutoriais sobre Windows 10 .

Santa Catarina disputa os Jogos Escolares da Juventude com 162 alunos/atletas
As competições começam na manhã desta quarta-feira (13). "Temos atletas do xadrez, atletismo e natação". O Acre terá representantes nas quatro modalidades, tanto no masculino quanto no feminino.

Torcedores organizados se reúnem com elenco do São Paulo e Raí
Membro do Conselho de Administração do clube, Raí também esteve presente no encontro, que aconteceu entre 11h30 e 13h. A recomendação do clube foi que os torcedores não falassem com a imprensa quando saíssem do CT.

Depois de Joesley, o irmão Wesley Batista é preso em São Paulo
A pena prevista é de um a cinco anos de prisão, além de multa de até três vezes o total que lucraram com as ações investigadas. O escritório da J&F, empresa controlada pelos irmãos Batista, também foi alvo de operação da PF.

Outras notícias