Temer garante obras e se aproxima do presidente da CPI da JBS

Crédito Beto Barata  PR

Em um áudio vazado, Joesley e Saud apontariam crimes não relatados aos procuradores no processo de delação. Os executivos foram presos preventivamente devido aos fatos. O deputado afirmou que começará os trabalhos já na tarde desta terça. Então, me sinto completamente à vontade e tranquilo para o exercício dessa relatoria. Tenho uma relação estreita com o governo.

"Não desejo a espetacularização da CPI, não desejo a transformação dela em palanque eleitoral e desejo que apresente as respostas que a população quer saber: porque teve tantas facilidades junto ao BNDES, se as suas dívidas previdenciárias têm justificativas e as circunstâncias do acordo de delação, que está sofrendo todo tipo de contestação", afirmou Marun.

Além da defesa jurídica, Temer faz articulações para fustigar delatores e seus parceiros, na CPI da JBS, com requerimentos de informações e pedidos de quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico. Afinal, deu prejuízo pro banco ou não deu? "O PMDB é o protagonista da escolha por ser o maior partido na Câmara e é o nome indicado do partido e, como é costumeiramente aqui, que a proporcionalidade fica com a presidência ou relatoria, então eles indicaram o nome de Carlos Marun", explicou Ataídes. Um dos alvos do Planalto será o ex-procurador Marcello Miller, que não teve a prisão decretada pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, apesar do pedido de Janot.

A comissão foi instalada no último dia 5 e tem como presidente o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), e o vice-presidente, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), além de Medeiros como um dos membros.

Antes mesmo da escolha, ao ser questionado sobre a independência do parlamentar, já que Marun é apontado como defensor de Temer, o presidente disse que não pretende brigar com o PMDB. Disse que 3 nomes estão cotados: Carlos Marun (PMDB-RS), Fernando Francischini (SD-PR) e Hugo Leal (PSB-RJ). Requerimentos de convocação devem ser votados terça-feira, 12, quando será escolhido o relator da CPI.

Dentre as pessoas listadas para serem ouvidas na CPI, segundo o presidente, estão os irmãos Joesley e Wesley Batista, além do executivo do grupo Ricardo Saud, e do ex-procurador da República, Marcelo Miller, sobre quem recai a suspeita de ter trabalhado pelos interesses da empresa enquanto ainda integrava a procuradoria.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Okami HD é anunciado para PC, PlayStation 4 e Xbox One
Trata-se de um novo sistema de animação, para reproduzir de forma mais realista a movimentação dos atletas em campo. Inclusos na demo estão o Manchester United , Manchester City , Real Madrid CF , Atlético de Madrid , Juventus F.C.

Venda de ingressos para a Copa-2018 começa na manhã desta quinta
A segunda fase de venda das entradas ocorrerá após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, previsto para ocorrer em 1º de dezembro. Como exemplo, a Fifa cita o Luzhniki, estádio em Moscou que receberá três jogos da fase de grupos e um das oitavas de final.

Em jogo equilibrado, Atlético-GO e Bahia empatam pelo Brasileirão
No entanto, na melhor jogada do atacante, a bola ficou na trave antes do árbitro assinalar impedimento. Além de comentar sobre a postura do time, Preto elogiou as entradas de Edigar Junio e Allione.

Benfica intenta providência cautelar para calar o FC Porto
Segundo o JN, a juíza que está a analisar o caso quer ouvir as explicações do FC Porto antes de tomar uma decisão. Exige um milhão de euros em caso de divulgação.

Outras notícias