Ventos com força de furacão começam a atingir Florida Keys

Ventos com força de furacão começam a atingir Florida Keys

Na segunda-feira, na Flórida, o governador Rick Scott decretou estado de emergência, e o governo local deu início a uma operação de remoção obrigatória na região das Florida Keys, arquipélago no Sul do estado que deve ser atingido pelo Irma nos próximos dias.

O furacão já causou três mortos no estado da Florida, depois de ter deixado um rasto de destruição e de ter provocado cerca de 30 mortes, na sua passagem pelo Caribe. Entre elas, havia ao menos 51 mil turistas, incluindo 36 mil que estavam hospedados nas minúsculas ilhas de Cayos do Norte. De acordo com a imprensa americana, uma mansão que o presidente tenta vender no balneário francês de St. Maarten pode estar no caminho da tempestade.

Na República Dominicana o furacão obrigou a evacuar 19.000 pessoas. Muitos abandonaram as cidades na rota do furacão.

Enquanto o Irma passa pelo Caribe, outros dois fenômenos mais fracos se aproximam da região.

Os parques de diversões do grupo SeaWorld na Flórida terão seus horários de funcionamento alterados por conta do furacão Irma. Outras ilhas que estão em alerta pela passagem do Irma são Aguilla, Antigua, Porto Rico, as Ilhas Virgens e Montserrat.

Depois de Cuba, espera-se que Irma vá para o sudeste dos Estados Unidos, atingindo primeiro a Flórida, e depois a Geórgia e Carolina do Sul. Prédios da polícia e dos bombeiros foram destruídos.

Na Flórida, habituada a furacões, os moradores já enfrentam dificuldades para estocar produtos como água, gás, enlatados, pilha, bateria, lanterna e madeira para proteger janelas. O furacão Harvey matou cerca de 60 pessoas e causou até 180 bilhões de dólares em danos após atingir o Texas no final do mês passado. - Foi diferente do que aconteceu no ano passado, em que um dia antes da chegada do Matthew ainda era possível encontrar produtos nas prateleiras.

Leia também: Irma: ilhas de Saint-Martin e de Barbuda estão quase totalmente destruídas, dizem autoridadesIrma é o furacão de categoria cinco de mais longa duração até hojeCom vento de 300 km/h, furacão Irma deixa devastação e pelo menos cinco mortos no CaribeIrma? A furacão José, que alcançou nesta quinta (7) a categoria 3, deverá atingir nesta sexta (8) as já devastadas ilhas de Barbuda e Anguilla.

As autoridades preveem uma intensificação dos ventos e das chuvas à medida que o furacão avançar contornando a costa em direção ao centro da ilha, aproximando-se da terra e perdendo velocidade na noite de sexta-feira.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Justiça do DF suspende acordo de leniência da J&F
O acordo de delação dos executivos da J&F foi suspenso no fim de semana, por determinação do ministro Edson Fachin. Ele apontou que o acordo de delação "sustenta" o acordo de leniência da empresa.

PF vê indícios de organização criminosa em cúpula do PMDB
Moreira Franco respondeu afirmando que "jamais" participou de qualquer grupo para a prática do ilícito. O relatório sobre o caso foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Sismo sentido na área de Portimão
Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi sentido esta segunda-feira, cerca das 19h00, em Portimão. O abalo foi sentido em várias partes do Algarve.

Bolsa de Valores bate recorde e fecha em mais de 74mil pontos
O Ibovespa, o principal índice da B3 (bolsa de São Paulo), fechou o dia em 74.319 pontos e bateu seu recorde histórico. Já no mercado cambial, o dólar estava em alta de 0,13% aos R$3,097 para a compra e R$3,098 para a venda.

Outras notícias