CNH com mais de 20 pontos será suspensa por seis meses

CNH com mais de 20 pontos será suspensa por seis meses

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a partir desta quarta-feira (01), o motorista que acumular 20 pontos ou mais na carteira de habilitação está sujeito a uma suspensão da CNH por no mínimo seis meses.

A contagem da pontuação vale para multas recebidas a partir de 1º de novembro de 2016.

O Departamento Estadual de Trânsito de são Paulo (Detran-SP) adota a alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) realizada em 2016.

Para o prazo máximo de suspensão não houve mudança, ou seja, neste caso o motorista fica sem o documento e perde o direito de dirigir por um ano. O tempo máximo continua de 12 meses. Na Capital paulista, a média de habilitações suspensas cresceu 55%.

Os números incluem tanto as suspensões por somatória de pontos quanto as decorrentes de uma única infração que por si só leva à privação do direito de dirigir, como misturar bebida e direção, ultrapassar em 50% a velocidade máxima permitida na via ou praticar racha, por exemplo. Será aberto um processo e o condutor poderá apresentar defesa para as multas, como garante a legislação federal (e que pode ser feito online no portal do Detran). Caso conduza qualquer veículo, poderá ter a habilitação cassada por dois anos. A CNH é devolvida depois do prazo de suspensão e após o motorista apresentar um certificado de conclusão de um curso de reciclagem. Quem tem a habilitação cassada, além da reciclagem, tem de refazer os exames médico, psicotécnico, teórico e prático de direção veicular. O condutor tem de fazer uma prova de 30 questões e acertar pelo menos 21 (70%) para ser aprovado.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Todos os Segredos do novo trailer de Spider-Man para a PS4
A Paris Games Week 2017 teve início nesta última segunda-feira (30) com uma conferência da PlayStation dedicada à imprensa. Durante a apresentação, um novo trailer do Spider-Man da Insomniac Games foi exibido.

Temer e Moreira Franco receberam propina do grupo Bertin, diz Funaro
No depoimento, o doleiro ainda afirmou que o pagamento do grupo Bertin tinha relação com investimento na área de energia.

Deposed Catalonia leader Puigdemont 'to stand in poll'
Under the Spanish legal system, Mr Maza's requests will be considered by a judge. One of them is "significant differences" between the Spanish parties.

Palmeiras empata com o Cruzeiro e perde chance de colar no líder
Ex-Palmeiras, o meio-campista ficou conhecido pelos belos lances com as cores do clube, com o qual venceu a Copa do Brasil 2015. Desde o primeiro minuto, o Palmeiras tentou encurralar o Cruzeiro com uma linha de marcação bem alta.

Outras notícias