CNH com mais de 20 pontos será suspensa por seis meses

Alessandra Guedes voltou a dirigir após fazer curso de reciclagem

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a partir desta quarta-feira (01), o motorista que acumular 20 pontos ou mais na carteira de habilitação está sujeito a uma suspensão da CNH por no mínimo seis meses.

A contagem da pontuação vale para multas recebidas a partir de 1º de novembro de 2016.

O Departamento Estadual de Trânsito de são Paulo (Detran-SP) adota a alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) realizada em 2016.

Para o prazo máximo de suspensão não houve mudança, ou seja, neste caso o motorista fica sem o documento e perde o direito de dirigir por um ano. O tempo máximo continua de 12 meses. Na Capital paulista, a média de habilitações suspensas cresceu 55%.

Os números incluem tanto as suspensões por somatória de pontos quanto as decorrentes de uma única infração que por si só leva à privação do direito de dirigir, como misturar bebida e direção, ultrapassar em 50% a velocidade máxima permitida na via ou praticar racha, por exemplo. Será aberto um processo e o condutor poderá apresentar defesa para as multas, como garante a legislação federal (e que pode ser feito online no portal do Detran). Caso conduza qualquer veículo, poderá ter a habilitação cassada por dois anos. A CNH é devolvida depois do prazo de suspensão e após o motorista apresentar um certificado de conclusão de um curso de reciclagem. Quem tem a habilitação cassada, além da reciclagem, tem de refazer os exames médico, psicotécnico, teórico e prático de direção veicular. O condutor tem de fazer uma prova de 30 questões e acertar pelo menos 21 (70%) para ser aprovado.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Todos os Segredos do novo trailer de Spider-Man para a PS4
A Paris Games Week 2017 teve início nesta última segunda-feira (30) com uma conferência da PlayStation dedicada à imprensa. Durante a apresentação, um novo trailer do Spider-Man da Insomniac Games foi exibido.

Clã Kim visitou fábrica de cosméticos — Coreia do Norte
As instalações de Punggye-ri foram fortemente afectadas pelo sexto ensaio nuclear do regime de Pyongyang, realizado a 3 de Setembro.

Parlamento aprova independência na Catalunha
O presidente do Governo catalão anunciou que neste momento não existem condições para convocar eleições anteipadas. A acção ousada levou à pior crise política da Espanha nas quatro décadas desde retorno à democracia.

Rui Vitória quer rigor tático, concentração defensiva e eficácia no ataque
De todas as idas de clubes portugueses ao terreno do Manchester United, os resultados mais positivos foram três empates. Um cenário que o transmontano encara com tranquilidade e como contextual mas que pretende ver rapidamente invertido.

Outras notícias