Donald Trump deve suspender acordo com o Irão já esta sexta-feira

Donald Trump

"Acreditamos que este acordo é importante para assegurar o regime internacional de não proliferação nuclear, assim como a paz e a estabilidade da região".

A contestação ao acordo, em nome do interesse nacional e da palavra de ordem "A América Primeiro" (America First), constituiria um novo golpe no multilateralismo, após a retirada dos Estados Unidos do acordo sobre o clima e da UNESCO.

Caso Trump não certifique, cabe ao Congresso dos EUA decidir se as sanções levantadas em 2015 devem voltar a vigorar.

Ao que sabe a BBC, a intenção de Donald Trump é "consertar" este acordo nuclear. O regresso das sanções ditaria o fim do acordo.

Além da opinião pública interna, que se tem materializado em manifestações pró-acordo perto da Casa Branca, Trump enfrenta o descontentamento dos líderes internacionais com a queda deste entendimento.

O Presidente dos EUA pode hoje recusar "certificar" o cumprimento de Teerão dos compromissos assumidos no âmbito do tratado, apesar das garantias da Agência Internacional de Energia Atómica.

Donald Trump reafirmou recentemente que está em desacordo com esta negociação, numa entrevista à Fox News, em que disse que "eles [o Irão] têm um caminho em direção às armas nucleares que é muito rápido, e pense nisto - 1,7 mil milhões de dólares em dinheiro", referindo-se a uma das alíneas do artigo, decidida por Barack Obama, que encerrou uma batalha judicial que durava há décadas entre os dois países.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Jovem de 29 anos morre ao cair de grua em instalações militares
Ao que foi possível apurar, os trabalhadores pertencem à empresa Sentronix, responsável por este tipo de trabalhos há vários anos no local.

Mega-Sena acumula e pagará R$ 6 milhões no sábado; veja nºs
Realizado pela Caixa, a Mega-Sena desta quarta-feira (11 de outubro) teve sorteio válido para o concurso 1976 da loteria federal. Prêmios de até R$ 1.903,98 são pagos em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa.

Taika Waititi wants to adapt Akira with all-Asian cast
Taika Waititi is currently enjoying the marketing blitz that accompanies the release of his upcoming Marvel film, Thor: Ragnarok . Asian teenagers would be the way to do it for me and probably no, not, like no name, I mean sort of unfound, untapped talent.

Estuprador que se passava por policial é reconhecido por 14 vítimas
O homem estava esperando o carro sair do estacionamento e, do meio da rua, encostou o falso distintivo no vidro do carro. De acordo com os policiais, o homem foi detido portando um distintivo falso e uma arma de brinquedo.

Outras notícias