Estado toma posição acionista no SIRESP e admite controlo

Governo pode vir a ter controlo total do SIRESP

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, notou ainda que o Estado vai tomar "uma posição acionista" em relação SIRESP, que se traduz para já num "papel acrescido na gestão desta rede de emergência".

Estas medidas foram anunciadas pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, numa conferência de imprensa, enquanto decorreu a reunião extraordinária do Conselho de Ministros em São Bento destinada a adoção de medidas de prevenção e combate aos incêndios.

Pedro Marques afirmou que, para já, o Estado vai tomar uma posição accionista no SIRESP, mas admitiu que, a prazo, poderá assumir o controlo total do capital, o que significaria a sua nacionalização.

"O Estado tomará uma posição acionista e poderá chegar a uma situação de posição de tomada de controlo sobre a sociedade", salientou.

O governante anunciou ainda que o SIRESP vai ser dotado de quatro novas estações móveis com ligação satélite.

O Governo compromete-se ainda em criar condições a trabalhar para acabar com os cabos aéreos, "que ardem de forma sistemática" por ocasião dos incêndios, concedendo benefícios aos operadores que enterrem esses mesmos cabos em condutas, nomeadamente três anos de isenção das taxas de utilização e depois disso, de um corte de 25% nessas mesmas taxas.

O Governo anunciou também a contratação de mais 50 vigilantes e cem novas equipas de sapadores, que se juntam às 292 que existem atualmente.

Pedro Marques acrescentou ainda que será feito um reforço a nível de limpeza, nas vias que dependem do Estado.

Além destas medidas, vai ser implementado "um projeto de voluntariado jovem para natureza e para as florestas", prevendo envolver no próximo ano 10 mil jovens, entre os 18 e os 30 anos, na sensibilização da comunidade para as questões da proteção da natureza, anunciou o tutelar da pasta do Ambiente.

De acordo com João Matos Fernandes, o investimento total que será realizado neste âmbito será de "aproximadamente 20 milhões de euros".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Governo aprova apoios superiores a 300 milhões de euros — Incêndios
O tempo das instituições não é o tempo de cada um de nós. "Respeitámos esse tempo e agimos". Costa respondeu que cada um vive as suas emoções "de modo próprio".

Combates contra jihadistas matam 35 policiais e soldados no Egito
Segundo as autoridades, foi um dos ataques mais violentos de militantes contra forças de segurança egípicias dos últimos anos. O Ministério do Interior do Egito, que está encarregado das ações, anunciou um número de mortos menor.

Jim & Andy | Vídeo compara a interpretação de Jim Carrey com Andy Kaufman
A direção fica por conta de Chris Smith (" Collapse "), com produção de Spike Jonze ("Ela"). Jim e Andy estreia em 17 de novembro, só na Netflix .

FC Porto goleia Paços de Ferreira (6-1) — Vídeo
Sérgio Conceição fez a sua equipa regressar à sua estrutura habitual quando joga em Portugal (4x4x2). Aos minuto 72, Aboubakar selou o resultado para os azuis e brancos.

Outras notícias