Incêndio fecha Parque da Chapada dos Veadeiros durante feriado

Marcelo Ferreira  CB  D.A Press

Nesta quinta, aviões tanque estão sendo usados no combate ao fogo.

Os incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atingiram aproximadamente sete pontos da unidade de conservação e seus arredores: na região do Salto; proximidades do aeroporto; porção norte do parque (próximo a Teresina de Goiás), e no sudeste de Alto Paraíso estão em combate ou em vias de controle, mas ainda podem oferecer risco.

"Por isso, muito provavelmente o parque continuará fechado e é possível que se mantenha no fim de semana". A área atingida pelo fogo é de difícil acesso. Cerca de 25 homens, entre brigadistas e voluntários, atuaram durante todo o dia no combate às chamas. A equipe teve reforço de seis militares do Corpo de Bombeiros de Goiás e de quatro servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Apesar de grande parte das áreas públicas não ter sido afetada, a suspensão das visitas foi uma medida adotada pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque, como forma de garantir a segurança dos turistas. O fogo começou na quarta-feira (11/10) e impediu a visitação das pessoas a Chapada no feriado de 12 de outubro.

Caso haja uma diminuição dos focos de incêndio, o Parque poderá ser reaberto neste sábado (14).

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Lusitano de Évora mete "toda a pressão" no FC Porto
Após o triunfo do Sporting sobre o Oleiros, por 4-2, o FC Porto será o segundo 'grande' do futebol português a iniciar a caminhada na Taça de Portugal.

COI valoriza renúncia de Nuzman, mas mantém suspensão do COB
Nuzman está preso preventivamente pela suposta compra de votos para a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Cinco morrem e 30 ficam feridos em acidente de ônibus na Bahia
Em nota, o governo da Bahia informou que, devido ao acidente , o governador cancelou a atividade de agenda que teria em Itaberaba.

Orçamento prevê aumentos nas pensões de entre seis e dez euros
Nas reuniões com a esquerda caiu a hipótese que chegou a ser posta em cima da mesa pelo Governo de limitar este aumento extraordinário apenas aos pensionistas que tivessem mais de 75 anos.

Outras notícias