Incêndio fecha Parque da Chapada dos Veadeiros durante feriado

Fernando Tatagiba  ICMBio

Nesta quinta, aviões tanque estão sendo usados no combate ao fogo.

Os incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atingiram aproximadamente sete pontos da unidade de conservação e seus arredores: na região do Salto; proximidades do aeroporto; porção norte do parque (próximo a Teresina de Goiás), e no sudeste de Alto Paraíso estão em combate ou em vias de controle, mas ainda podem oferecer risco.

"Por isso, muito provavelmente o parque continuará fechado e é possível que se mantenha no fim de semana". A área atingida pelo fogo é de difícil acesso. Cerca de 25 homens, entre brigadistas e voluntários, atuaram durante todo o dia no combate às chamas. A equipe teve reforço de seis militares do Corpo de Bombeiros de Goiás e de quatro servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Apesar de grande parte das áreas públicas não ter sido afetada, a suspensão das visitas foi uma medida adotada pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque, como forma de garantir a segurança dos turistas. O fogo começou na quarta-feira (11/10) e impediu a visitação das pessoas a Chapada no feriado de 12 de outubro.

Caso haja uma diminuição dos focos de incêndio, o Parque poderá ser reaberto neste sábado (14).

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Lusitano de Évora mete "toda a pressão" no FC Porto
Após o triunfo do Sporting sobre o Oleiros, por 4-2, o FC Porto será o segundo 'grande' do futebol português a iniciar a caminhada na Taça de Portugal.

Linkin Park posta episódio de 'Carpool karaoke' com Chester Bennington
O episódio de Karaoke é parte da série Apple Music ao invés do programa televisivo de James Corden. O músico participou no episódio com os elementos da banda, Mike Shinoda e Joe Hahn.

Espanha diz que não há mediação sem retorno à legalidade — Catalunha
O artigo prevê que Madri pode adotar as "medidas necessárias" para obrigar "o cumprimento forçoso" da Constituição espanhola. O artigo em questão, nunca aplicado até hoje, estabelece o requerimento como passo anterior à intervenção da autonomia.

Demanda máxima de energia pode cair 4% com horário de verão — Cemig
Além disso, com os reservatórios da hidrelétricas com níveis baixos níveis de armazenamento, qualquer economia é bem vinda pelos agentes do setor.

Outras notícias