Marcelo aceita a nomeação dos novos secretários de Estado

Isabel Oneto reconduzida no cargo como Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna

No Ministério da Administração Interna, que será liderado por Eduardo Cabrita, mantém-se Isabel Oneto como secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna. A tomada de posse está marcada para este sábado, às 09:30, no Palácio de Belém.

Artur Tavares Neves, presidente da Câmara Municipal de Arouca desde 2005 até ao mês passado, tem 55 anos, é licenciado em Engenharia Civil e natural de Alvarenga (Arouca).

Ouvido pela agência Lusa, depois de conhecida a sua nomeação para a Secretaria de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves elegeu como primeiro objetivo "estruturar uma força de proteção para as pessoas". Sai Jorge Gomes, que nas últimas eleições legislativas foi eleito deputado do PS pelo círculo de Bragança.

Rosa Lopes Monteiro é a nova secretária de Estado para a Igualdade e Artur Tavares Neves foi nomeado secretário de Estado da Proteção Civil. Na altura, o Governo desmentiu que tivesse havido demissões e garantiu que Jorge Gomes se mantinha no cargo.

Rosa Lopes Monteiro, professora universitária doutorada em Sociologia, vai substituir Catarina Marcelino como secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Além da mudança de nomes, há também alterações na orgânica dos ministérios: O secretário de Estado da Autarquias Locais vai ser integrado no Ministério da Administração Interna e a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade passa a ser tutelada pelo Ministério da Presidência.

Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro é licenciada em Sociologia e investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdade.

O comunicado hoje divulgado no portal da Presidência da República na Internet refere que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou as propostas do primeiro-ministro de nomeação de quatros secretários de Estado. Com origens na etnia cigana, Carlos Miguel ficou conhecido por ser o "advogado dos ciganos", ao defender causas desta minoria. Também reconduzido no cargo será Carlos Manuel Soares Miguel, com a pasta da Secretaria de Estado das Autarquias Locais.

Os novos secretários de Estado vão tomar posse no sábado, pelas 9h30 horas, numa cerimónia no Palácio de Belém, no mesmo dia em que tomam posse os novos ministros: Eduardo Cabrita (Administração Interna) e Pedro Siza Vieira (ministro-adjunto). Eduardo Cabrita, que até agora desempenhou as funções de ministro-adjunto do primeiro-ministro é o novo ministro da Administração Interna, colmatando assim a saída de Constança Urbano de Sousa.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

PSD diz que Costa devia "pedir desculpas"
O primeiro-ministro salientou que, se não o fez antes, "não é por sentir menor peso" na sua consciência. Perdeu ontem a confiança do senhor presidente da República.

Red Bull anuncia extensão de contrato de Verstappen até 2020
Verstappen também venceu na Malásia neste mês, um dia depois de fazer aniversário. O atual acordo com o jovem, de 20 anos, se encerraria em 2018.

Ataques matam mais de 50 em mesquitas xiitas no Afeganistão
Pelo menos 72 pessoas morreram nesta sexta-feira (20) em dois atentados contra peregrinos de mesquitas no Afeganistão. Ao início da noite (em Portugal Continental), ainda nenhum grupo reivindicara a autoria de qualquer um dos ataques.

FC Porto: Empresário de Casillas nega problemas com Sérgio Conceição
Um frango do Sá, e um frango de outro guarda-redes que, se calhar, não tem barba e tem umas borbulhas e, coitadinho, é menino. Competitividade interna tem que haver, senão não temos uma equipa forte. "Não há nada a dizer sobre o Casillas ".

Outras notícias