Marcelo aceita a nomeação dos novos secretários de Estado

Eduardo Cabrita substitui Urbano de Sousa na Administração Interna

No Ministério da Administração Interna, que será liderado por Eduardo Cabrita, mantém-se Isabel Oneto como secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna. A tomada de posse está marcada para este sábado, às 09:30, no Palácio de Belém.

Artur Tavares Neves, presidente da Câmara Municipal de Arouca desde 2005 até ao mês passado, tem 55 anos, é licenciado em Engenharia Civil e natural de Alvarenga (Arouca).

Ouvido pela agência Lusa, depois de conhecida a sua nomeação para a Secretaria de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves elegeu como primeiro objetivo "estruturar uma força de proteção para as pessoas". Sai Jorge Gomes, que nas últimas eleições legislativas foi eleito deputado do PS pelo círculo de Bragança.

Rosa Lopes Monteiro é a nova secretária de Estado para a Igualdade e Artur Tavares Neves foi nomeado secretário de Estado da Proteção Civil. Na altura, o Governo desmentiu que tivesse havido demissões e garantiu que Jorge Gomes se mantinha no cargo.

Rosa Lopes Monteiro, professora universitária doutorada em Sociologia, vai substituir Catarina Marcelino como secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Além da mudança de nomes, há também alterações na orgânica dos ministérios: O secretário de Estado da Autarquias Locais vai ser integrado no Ministério da Administração Interna e a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade passa a ser tutelada pelo Ministério da Presidência.

Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro é licenciada em Sociologia e investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdade.

O comunicado hoje divulgado no portal da Presidência da República na Internet refere que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou as propostas do primeiro-ministro de nomeação de quatros secretários de Estado. Com origens na etnia cigana, Carlos Miguel ficou conhecido por ser o "advogado dos ciganos", ao defender causas desta minoria. Também reconduzido no cargo será Carlos Manuel Soares Miguel, com a pasta da Secretaria de Estado das Autarquias Locais.

Os novos secretários de Estado vão tomar posse no sábado, pelas 9h30 horas, numa cerimónia no Palácio de Belém, no mesmo dia em que tomam posse os novos ministros: Eduardo Cabrita (Administração Interna) e Pedro Siza Vieira (ministro-adjunto). Eduardo Cabrita, que até agora desempenhou as funções de ministro-adjunto do primeiro-ministro é o novo ministro da Administração Interna, colmatando assim a saída de Constança Urbano de Sousa.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Red Bull anuncia extensão de contrato de Verstappen até 2020
Verstappen também venceu na Malásia neste mês, um dia depois de fazer aniversário. O atual acordo com o jovem, de 20 anos, se encerraria em 2018.

"A Força do Querer": Galvão Bueno narra chamada para o último capítulo
As gravações foram feitas na sexta-feira, dia 02 de junho, durante a pesagem dos atletas e um dia antes dos grandes embates. Segundo o jornal "Extra", a personagem de Isis Valverde será convidada para ser sereia em águas internacionais.

Hamilton mantém-se inalcançável em Austin — GP dos EUA
Sebastian Vettel partiu para uma volta rápida, mas também rodou na curva 19, a penúltima do traçado americano. Pouco depois, foi a vez de Felipe Massa sair para a pista com os pneus amarelos, marcando 1min38s340.

Vice da Champions, Juve é campeã em arrecadação na Uefa
O Benfica, que também foi eliminado nos oitavos de final da prova, lucrou 28,54 milhões de euros. O fundo total da competição foi de 423 milhões de euros (R$ 1,585 bilhão).

Outras notícias