Orçamento prevê aumentos nas pensões de entre seis e dez euros

O Governo acolheu nesta quinta-feira a proposta comunista de aumento extraordinário de dez euros nas pensões, devendo efectivar-se "a meio do ano" de 2018, previsivelmente em Agosto, como sucedeu este ano, e seis euros às já actualizadas pensões mínimas.

É um meio caminho entre o que pediam PCP e Bloco de Esquerda para o Orçamento do Estado para 2018 e o que foi conseguido depois das negociações dos últimos dias. Se em 2016 a subida não foi considerada, em 2017 foi possível um aumento de dez euros, que se vai repetir e em 2018 abrangerá mais de um milhão de pensionistas ao mesmo tempo que, para um universo superior a meio milhão, haverá também um aumento de seis euros. João Oliveira sublinhou que o Governo "admitiu o aumento mínimo de 10 euros para todos os pensionistas".

As restantes, que também vão beneficiar da actualização automática, balanceada pelo valor da inflação, algo previsto na legislação em virtude dos resultados positivos de crescimento da economia, vão ter aumento garantido de dez euros, pois receberão o remanescente, caso não atinjam aquele valor de aumento, ou seja, entre as pensões mínimas e as pensões de perto de 600 euros.

De acordo com fonte ligada ao processo orçamental citada pela Lusa, são cerca de 1,6 milhões de pensionistas que serão abrangidos pelo aumento extraordinário - número confirmado pelo AbrilAbril.

Nas reuniões com a esquerda caiu a hipótese que chegou a ser posta em cima da mesa pelo Governo de limitar este aumento extraordinário apenas aos pensionistas que tivessem mais de 75 anos.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Jovem de 29 anos morre ao cair de grua em instalações militares
Ao que foi possível apurar, os trabalhadores pertencem à empresa Sentronix, responsável por este tipo de trabalhos há vários anos no local.

Así reaccionó Neymar cuando le dijeron "Messi si estará en el mundial"
Como Colombia, que empató 1-1 en Perú, que jugará la repesca. No es verdad que los argentinos somos parte del problema. Para fortuna de la pampa, todo eso sucedió.

Família sequestrada no Afeganistão em 2012 é libertada pelas forças paquistanesas
A família está agora em território paquistanês, enquanto as autoridades tratam do seu regresso aos Estados Unidos ou ao Canadá. A informação da libertação foi inicialmente avançada pelo Exército paquistanês e confirmada entretanto pelos Estados Unidos.

Presidente do PSG é alvo de investigação na Suíça
Em março do ano passado, os procuradores suíços disseram que Valcke era suspeito de fraude e outros delitos. As investigações estariam apurando "suspeitas de corrupção privada" e gestão desleal.

Outras notícias