Presidente de Veneto reclama vitória por mais autonomia face a Roma

Mulher observa cartaz sobre referendo na região de Lombardia em Milão

As regiões italianas de Veneto e Lombardia votaram em referendo, no domingo, a favor de maior autonomia em relação a Roma, e os respetivos governadores pretendem agora negociar com o Governo italiano. Passada desapercebida por muito tempo, a consulta popular ganhou interesse após a crise na Catalunha. Com 78% da apuração realizada, ontem à noite, o "sim" vencia com 98,1% dos votos.

Os moradores das regiões responderam à pergunta: "Você deseja que a sua região disponha de formas adicionais e condições particulares de autonomia?"

A participação no referendo da região da Lombardia na autonomia excedeu 40%, com 95% dos eleitores escolhendo maior autonomia.

As mesas de voto encerram às 23:00 locais (22:00 em Lisboa) em ambos os casos, tendo a região de Veneto, no nordeste de Itália, anunciado uma participação de 50,1% às 19:00 locais e, à mesma hora, a mobilização na Lombardia, no norte, era de apenas 30,5%, mas neste caso não havia limite mínimo de participação.

Este escrutínio meramente consultivo e previsto pela Constituição italiana assumiu um caráter particular depois do referendo pela autodeterminação da Catalunha em relação a Espanha.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Goleiro do Botafogo é assaltado e tem carro roubado
O goleiro, no entanto, deverá iniciar no banco de reservas, já que Gatito Fernandéz é o titular de Jair Ventura. O bairro do Engenho de Dentro , local do incidente, se tornou um dos mais violentos do Rio de Janeiro .

Carles Puigdemont junta-se aos milhares de pessoas em protesto em Barcelona
Além dos membros do Governo, também marcaram presença na manifestação membros da autarquia de Barcelona, incluindo a presidente de Câmara Ada Colau.

Desembargador declara ilegal greve de agentes penitenciários em MT
Portanto, serviços que tinham sido interrompidos como recebimento de visitas e banho de sol dos presos estão normalizados. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Neymar teria discutido com Unai Emery por não querer ser poupado
O jornal francês L'Equipe publicou que ele se desentendeu com o técnico Unai Emery na última sexta-feira (20). Kobe Bryant, astro da NBA, estava presente no treinamento e teria ficado bastante assustado com a situação.

Outras notícias