António Guterres pede calma e moderação aos zimbabueanos

Mugabe. A força que lhe deu poder é a mesma que se prepara para o derrubar

O secretário-geral da ONU pediu calma e moderação no Zimbábue depois da renúncia de Robert Mugabe da liderança do país, após 37 anos.

Haq escusou-se a falar sobre as alterações políticas no Zimbábue e possíveis consequências, mas defendeu que "todos os líderes devem escutar o seu povo".

Mugabe parecia resistir a deixar o cargo que ocupou por 37 anos mesmo depois de os militares terem tomado o controle do país na madrugada da última quarta-feira.

O anúncio feito por Jacob Mudenda foi recebido com aplausos e vivas por parte dos deputados, que se encontravam reunidos desde o princípio da tarde para iniciar o processo de destituição do presidente.

Mugabe demitiu-se hoje, quando o Parlamento se preparava para o destituir.

Desencadeada pela operação militar de 15 de novembro e pela sua demissão de presidente do partido Zanu-PF, a resignação de Mugabe "cria uma oportunidade de ouro para promover o respeito pelos Direitos Humanos e pelas liberdades no Zimbabué", salienta o diretor da Human Rights Watch para a África do Sul, Dewa Mavhinga, citado na informação.

Mugabe, até agora o mais velho chefe de Estado do Mundo, enfrentava um processo de destituição baseado em várias acusações, entre as quais a de que teria "permitido à sua mulher usurpar o poder constitucional" ou que estaria demasiado velho para governar.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Times potiguares conhecem adversários na Copa São Paulo de Futebol Jr
Erick , que foi integrado ao profissional, se destacou e acabou sendo negociado com o Braga , de Portugal. Com a divulgação da tabela, ficou revelado que um dos maiores do estado ficará de fora desta edição.

A sete meses da Copa, Arábia Saudita oficializa demissão de Bauza
Depois, perdeu para Portugal antes de sofrer a derrota para a Bulgária em seu terceiro jogo no comando da seleção. A conquista da vaga veio quando a seleção era comandada pelo holandês Bert van Marwijk.

Skype foi removido da China
De acordo com o jornal, o Skype ainda está funcionando no país, mas não está sendo disponibilizado nas lojas de aplicativo.

Chrissy Teigen e John Legend anunciam segunda gravidez
Em setembro de 2013, Teigen, de 31 anos, e Legend, de 38, contraíram matrimónio no hotel Villa Pizzo, no Lago de Como, em Itália. Ela anunciou a novidade com a primeira filha do casal, Luna, na noite desta terça-feira em seu instagram.

Outras notícias