Google coleta localização até de usuários que desativam recurso, diz Quartz

Google admite que Android checa GPS do usuário mesmo quando ele não quer

No entanto, segundo um estudo da Quartz, os dispositivos Android têm armazenado e enviado dados mesmo quando esta opção está desativada.

O Google confirmou ao Quartz que começou a coletar informações de antenas de celular para melhorar a velocidade e o desempenho do recebimento de notificações push no Android, mas que os dados nunca foram utilizados e nem armazenados. O porta-voz disse que a empresa agora está tomando medidas para encerrar a prática depois de ter sido contatada pela responsável pela descoberta, a Quartz Media.

A coleta de dados funciona mesmo se o aparelho for restaurado para as configurações de fábrica e tiver os serviços de localização desativados. Não é necessário nem mesmo colocar um chip de operadora; basta estar conectado a um Wi-Fi para que os dados sejam enviados para o Google. Enquanto as informações sobre uma única torre celular só podem oferecer uma localização aproximada de onde um dispositivo móvel realmente está, torres múltiplas podem ser usadas para triangular sua localização dentro de um raio de aproximadamente um 400 metros ou até com maior exatidão quando se trata de áreas urbanas, onde as torres celulares estão mais próximas. Por isso, o serviço Firebase Cloud Messaging receberá uma atualização até o final de novembro para interromper o envio das informações. Mesmo que o Google não utilizasse os dados, especialistas de segurança dizem que a coleta sem permissão é potencialmente arriscada.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Infarmed no Porto. "Nem por brincadeira nos referimos a esta possibilidade"
Castro Alves ressalva, contudo, que "o processo será progressivo" e não deverá compreender todos os departamentos do Infarmed. Apesar de ter autonomia administrativa e financeira, o Infarmed realiza a sua atividade sob tutela do Ministério da Saúde.

Sonic The Hedgehog 2 chega gratuitamente para mobile com novidades & Knuckles!
O lançamento desta nova edição mobile comemora ainda os 25 anos de Sonic 2 , que foi lançado no Japão em 21 de novembro. Os jogadores que quiserem experimentar sem anúncios podem removê-los com uma compra no valor de US$1.99.

The Killers no Rock in Rio Lisboa 2018
Passes para o segundo fim-de-semana do Rock in Rio-Lisboa já disponíveis a partir de amanhã, por um preço especial de antecipação. O The Killers vai chegar ao Rock in Rio Lisboa para apresentar o álbum " Wonderful Wonderful ", lançado em setembro deste ano.

Maia tenta convencer bancada gaúcha sobre importância da reforma da Previdência
Segundo ele, o governo trabalhou durante oito meses "para sair de um terrível recessão" e "começar a produzir dados positivos". Carteira de trabalho digital: Em um aplicativo, estará disponível uma versão digital da carteira de trabalho.

Outras notícias