Google coleta localização até de usuários que desativam recurso, diz Quartz

Google coleta localização até de usuários que desativam recurso, diz Quartz

No entanto, segundo um estudo da Quartz, os dispositivos Android têm armazenado e enviado dados mesmo quando esta opção está desativada.

O Google confirmou ao Quartz que começou a coletar informações de antenas de celular para melhorar a velocidade e o desempenho do recebimento de notificações push no Android, mas que os dados nunca foram utilizados e nem armazenados. O porta-voz disse que a empresa agora está tomando medidas para encerrar a prática depois de ter sido contatada pela responsável pela descoberta, a Quartz Media.

A coleta de dados funciona mesmo se o aparelho for restaurado para as configurações de fábrica e tiver os serviços de localização desativados. Não é necessário nem mesmo colocar um chip de operadora; basta estar conectado a um Wi-Fi para que os dados sejam enviados para o Google. Enquanto as informações sobre uma única torre celular só podem oferecer uma localização aproximada de onde um dispositivo móvel realmente está, torres múltiplas podem ser usadas para triangular sua localização dentro de um raio de aproximadamente um 400 metros ou até com maior exatidão quando se trata de áreas urbanas, onde as torres celulares estão mais próximas. Por isso, o serviço Firebase Cloud Messaging receberá uma atualização até o final de novembro para interromper o envio das informações. Mesmo que o Google não utilizasse os dados, especialistas de segurança dizem que a coleta sem permissão é potencialmente arriscada.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Real Madrid goleia o Apoel, e Liverpool empata com o Sevilla
Também nesta terça-feira, Liverpool e Sevilla empataram em 3 a 3, no Ramón Sánchez Pizjuán, em jogo da quinta rodada do Grupo E . E praticamente no último lance do primeiro tempo, os merengues transformaram a vitória em goleada, e em mais um bonito gol.

Pink arrelia-se com fãs de Christina Aguilera
Além da trilha sonora do filme com Kevin Costner, as músicas escolhidas foram "I Have Nothing", "Run To You" e "I'm Every Woman". A homenagem é para celebrar os 25 anos da estreia de "O Guarda-Costas", filme que popularizou a canção "I Will Always Love You".

The Killers no Rock in Rio Lisboa 2018
Passes para o segundo fim-de-semana do Rock in Rio-Lisboa já disponíveis a partir de amanhã, por um preço especial de antecipação. O The Killers vai chegar ao Rock in Rio Lisboa para apresentar o álbum " Wonderful Wonderful ", lançado em setembro deste ano.

Trump designa a Corea del Norte un "estado promotor del terrorismo"
Tillerson confirmó el lunes que el uso de armas químicas en el asesinato es un factor que se encuentra tras la designación. Añadió que ambas naciones continuarán su estrecha colaboración y consultas a todos los niveles.

Outras notícias