Irã declara vitória sobre Daesh na Síria e no Iraque

Irã declara vitória sobre Daesh na Síria e no Iraque

Hassan Rouhani, presidente do Irão, e Qasem Soleimani, líder dos Guardas da Revolução, anunciaram nesta terça-feira a derrota do Estado Islâmico na Síria.

"Os terroristas venderam raparigas, queimaram pessoas vivas e cortaram gargantas de jovens".

A "fase ativa da operação militar" na Síria, onde o exército russo intervém em apoio ao regime de Bashar al Assad, está perto de terminar, indicou nesta terça-feira o chefe do Estado-Maior do exército russo, Valeri Guerasimov.

Na mesma transmissão, o presidente iraniano afirmou que a "erradicação" do Estado islâmico da Síria foi possível graças a uma luta conjunta que contou com a ajuda e participação do Irão. "Nós ajudamos, com base no nosso dever religioso islâmico", sublinhou Rouhani.

O Irã apoiou o regime sírio de Bashar al-Assad durante estes anos de conflito com assessores militares, principalmente dos Guardiães da Revolução, e combatentes voluntários xiitas.

Em mensagem ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei, o comandante da Força Quds, presente na Síria, felicitou pela "grande vitória" sobre o EI.

Na semana passada, foram publicadas fotos de Soleimani em Albukamal, no leste da Síria, a cidade que Soleimani disse ter sido o último bastião do Estado islâmico na região.

O comandante Soleimani destacou também o apoio do governo, do Parlamento e das Forças Armadas do Irão nos combates contra os extremistas na Síria e no Iraque. Esta foi o último território ocupado pelo Estado Islâmico a ser recuperado pelos militares.

Em outubro, Donald Trump autorizou a imposição de novas sanções económicas contra membros da Guarda Revolucionária pelos esforços de "destabilização" de opositores no Médio Oriente, uma medida que escapa aos termos do acordo sobre o programa nuclear iraniano, alcançado em 2015 entre Washington, Teerão e outras potências, e do qual o Presidente norte-americano pretende sair.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Ledezma asegura que se convertirá en voz de venezolanos en el exilio
También el viernes el presidente Juan Manuel Santos tuvo un gesto conmigo al interrumpir una reunión para hablar conmigo por teléfono.

Gospel? Yudi Tamashiro é batizado em igreja evangélica
Lá, após ter participado do reality show A Fazenda , o apresentador também esteve no programa Dancing Brasil . Conhecido nacionalmente principalmente por apresentar um programa infantil Bom Dia e Cia , no SBT .

Bastidores: Márcio Garcia pode substituir Luciano Huck na Globo
Prestes a iniciar a produção de mais uma temporada do " Tamanho Família ", Garcia ganharia novo formato. A escolha por Márcio Garcia é pelo fato de ele já ser experiente em relação à programas de auditório.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias