Trump declara Coreia do Norte patrocinadora do terrorismo

O presidente Donald Trump cumpriu a promessa e botou a Coreia do Norte na lista dos Estados que patrocinam o terrorismo

A decisão de repor o país mais fechado do mundo na lista de apoiantes ao terrorismo, foi classificada por Trump como algo que "deveria ter sido feito já há muito tempo".

Em seu anúncio, Trump apontou "atos de terrorismo" cometidos pela Coreia do Norte, incluindo assassinatos em solo estrangeiro, além de lembrar pessoas afetadas pela "brutalidade" do regime, como o estudante americano Otto Warmbier, que morreu dias depois de retornar aos EUA, em coma. "Isso significa que ele pode matar 25 milhões de cidadãos norte-coreanos", explicou o embaixador. "Será o nível mais alto de sanções", reforçou Trump, para quem é fundamental que o regime de Kim Jong-Un "termine o seu programa ilegal de desenvolvimento nuclear e balístico".

O presidente ainda alertou, na ocasião, que os EUA estão prontos para utilizar toda sua capacidade militar para impedir que a Coreia do Norte se torne uma potência nuclear.

O estado tinha sido retirado da lista em 2008 pela administração do então presidente George W. Bush com o propósito de salvar as negociações de um acordo nuclear com o país liderado, na altura, por Kim Jong-il - que acabaram por fracassar.

A Coreia do Norte deve conduzir testes adicionais neste ano para aperfeiçoar sua tecnologia de mísseis de longo alcance e aumentar a ameaça contra os Estados Unidos, disse a agência de inteligência da Coreia do Sul nesta segunda-feira, acrescentando que acompanha de perto os desdobramentos.

No entanto, mesmo com esses esforços, a Marinha de Guerra da Coreia do Norte continua sendo "antiquada e destruída", qualificada assim pelo jornal The National Interest, destacando que a Marinha norte-coreana possui entre 810 e 990 navios de fabricação chinesa, soviética e própria, segundo dados de 2001.

"Os Estados Unidos designam a Coreia do Norte como Estado patrocinador do terrorismo".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Benfica com dificuldades no apuramento da Champions depois de quatro derrotas
O guarda-redes não treinou no Seixal e vai falhar o segundo jogo consecutivo pelo Benfica , desde que assumiu a titularidade. Guarda-redes belga não está recuperado da gripe que o afastou do jogo com o Vitória de Setúbal, contrariamente ao previsto.

US Navy Undersea Rescue Team to Aid in Search for Argentine Submarine
Those assets consist of a manned Submarine Rescue Chamber, or SRC, and a robotic underwater intervention system known as PRM. The Argentine navy says the missing diesel-electric submarine has enough oxygen, food and water to last at least two weeks.

Rainha Elizabeth II e marido comemoram 70 anos de casados
No dia do casamento, a então princesa Elizabeth tinha apenas 21 anos enquanto o noivo, Philip Mountbatten, tinha 26. Sete anos depois, em 1946, o casal anunciava o noivado e, no ano seguinte, estavam casados.

Anitta lança Downtown em parceria com J Balvin
A dupla também fez uma performance em uma festa do Spotify em Las Vegas na última semana. Além da música, Anitta e J Balvin também disponibilizaram um clipe vertical.

Outras notícias