Cartão do Cidadão já não precisa de leitor específico para autenticação

Miguel Silva-->        Miguel Silva

Já é possível aproveitar melhor as potecialidades do cartão de cidadão, como por exemplo, alterar a morada de residência online.

O cartão do cidadão foi emitido pela primeira vez há 10 anos.

Esta é uma das novidades reveladas ao "Jornal de Notícias" pela secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso. Para isso, terá de se deslocar a uma conservatória, a uma junta de freguesia ou a uma loja do cidadão.

Isto significa que deixa de necessitar de ter um leitor do cartão de cidadão. Esta ativação é permitida a portugueses e estrangeiros, com passaporte e residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Por exemplo, os bebés são agora obrigados a ter este documento.

O Governo anunciou que expandiu para o telemóvel a chave digital que é usada como método de autenticação do cartão do cidadão.

Até à data já foram emitidos mais de 20 milhões de cartões do cidadão.

Para além de ser um mecanismo de simplificação, a chave móvel digital vai permitir "alavancar tudo o que são a desmaterialização de processos das entidades privadas e entidades públicas", conclui.

Ao virar de uma década de cartão de cidadão, nos últimos meses têm vindo a ser implementadas algumas mudanças.

Ao associar o meu telemóvel, já não necessito de ter um leitor para usar a parte eletrónica do meu cartão.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Streets of Rage ganha versão mobile com multiplayer local
A trilha sonora foi composta por Yuzo Koshiro e até hoje é muito celebrada pelos fãs como uma das mais clássicas do Mega Drive . Os personagens principais do jogo são os ex-policiais Axel Stone , Blaze Fielding e Adam Hunter , que enfrentam o vilão Mr.

Exoneração de secretário de Saúde é oficializada pelo governo estadual
O médico Nelson Barbosa Tavares foi exonerado oficialmente da Secretaria de Estado de Saúde. O substituto para a secretaria, no entanto, não foi divulgado no Diário Oficial de hoje.

Diretora é agredida por aluna na escola estadual Firmina Sobreira
A informação foi confirmada pela assessoria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A família informou às autoridades que a menina sofre de transtornos psicológicos.

Euro2020: UEFA passa jogos de Bruxelas para Wembley
A cidade italiana será uma das sedes do Grupo A da competição - a outra será a cidade de Baku. A partida inaugural do Euro 2020 terá lugar em Roma.

Outras notícias