Cartão do Cidadão já não precisa de leitor específico para autenticação

Já é possível aproveitar melhor as potecialidades do cartão de cidadão, como por exemplo, alterar a morada de residência online.

O cartão do cidadão foi emitido pela primeira vez há 10 anos.

Esta é uma das novidades reveladas ao "Jornal de Notícias" pela secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso. Para isso, terá de se deslocar a uma conservatória, a uma junta de freguesia ou a uma loja do cidadão.

Isto significa que deixa de necessitar de ter um leitor do cartão de cidadão. Esta ativação é permitida a portugueses e estrangeiros, com passaporte e residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Por exemplo, os bebés são agora obrigados a ter este documento.

O Governo anunciou que expandiu para o telemóvel a chave digital que é usada como método de autenticação do cartão do cidadão.

Até à data já foram emitidos mais de 20 milhões de cartões do cidadão.

Para além de ser um mecanismo de simplificação, a chave móvel digital vai permitir "alavancar tudo o que são a desmaterialização de processos das entidades privadas e entidades públicas", conclui.

Ao virar de uma década de cartão de cidadão, nos últimos meses têm vindo a ser implementadas algumas mudanças.

Ao associar o meu telemóvel, já não necessito de ter um leitor para usar a parte eletrónica do meu cartão.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Luiz Fux é eleito presidente do TSE; Rosa Weber será a vice
A corte sempre é presidida por um ministro do STF , geralmente aquele que está há mais tempo no tribunal eleitoral. Inicialmente, ele ocupou uma vaga de ministro substituto.

Arrendar quartos a preços baixos vai dar desconto nos impostos
Os senhorios que aderirem a este programa de incentivos não poderão pedir caução , nem exigir fiador , constata o JN. De acordo com Ana Pinho, a iniciativa do Governo nasce do elevado número de habitações subocupadas em todo o país.

Jolie tentou se reaproximar de Brad Pitt durante gravação
Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017. Uma obra de arte pode ser transformadora ou difícil. Eu queria que fizéssemos trabalhos sérios juntos.

Professora ensina alunos a colocar camisinha com a boca e causa polêmica
O deputado estadual do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PSC), postou o vídeo no Twitter e questionou o que viu nas imagens. Os alunos que acompanharam a aula deram várias risadas e aplaudiram a ação da professora.

Outras notícias