Carteira de habilitação vai virar cartão com microchip até 2019

A atualização reduzirá as chances de fraude e terá integração com outros países

Até 2019, a CNH vai ganhar um novo formato: ela deixará de ser emitida em papel para ser um cartão plástico com microchip, anunciou o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nesta terça-feira (5). Em outubro, o ministério já havia lançado a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), que permitirá que os motoristas brasileiros utilizem o documento por meio de um aplicativo de celular, dispensando o uso da versão impressa no papel. A resolução com a nova configuração, layout e requisitos de segurança deverá ser publicada ainda nesta semana, revogando a Resolução Contran nº 598, de 24 de maio de 2016.

De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o objetivo desta alteração no material de emissão da CNH é "para reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentar a durabilidade".

A mudança será feita até 1º de janeiro de 2019, prazo final para que os Detrans de cada estado consigam adequar os procedimentos do novo modelo de CNH.

O novo modelo será no formato de cartão "inteligente" e será semelhante a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

Com o chip, há possibilidade de inserção de dados e informações relativos aos condutores.

As informações do chip poderão ser lidas sem contato utilizando tecnologia aberta, que não dependerá de um hardware ou software específico para a função. Algumas possibilidades de serviços futuros são: fiscalização mais rápida e offline por meio de celulares, pagamento de pedágio, pagamento de transporte público, controle de acesso em prédios públicos, universidades, estacionamentos, etc; identificação através de comparação biométrica, etc.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Whindersson Nunes tem o vídeo mais visto no YouTube em 2017
O segundo lugar do pódio pertence a Ed Sheeran , com 'Shape of You' e a medalha de bronze vai para Calema , com 'A Nossa Vez' . Deste modo, a lista foi elaborada com base no número e tempo médio de visualizações , comentários, gostos e partilhas .

Bitcoin ultrapassa os 12.000 dólares por unidade
Stephen Roach, professor da Yale University, avisa que a bitcoin é um "conceito tóxico" para os investidores. No início desta semana, a CBOE Global Markets informou que lançará futuros de bitcoin no próximo domingo.

Roger Waters marca sete shows no Brasil, segundo jornal
Em Porto Alegre, a apresentação será no dia 30 de outubro, no estádio Beira-Rio, a partir das 21h. Classificação etária: De 10 a 15 anos permitida a entrada acompanhado de responsável.

"Despacito" es el vídeo más visto en YouTube en 2017
En este caso tocó el tema del atentado de Manchester, donde murieron 22 jóvenes que habían asistido al concierto de la cantante Ariana Grande.

Outras notícias