Carteira de habilitação vai virar cartão com microchip até 2019

Nova CNH

Até 2019, a CNH vai ganhar um novo formato: ela deixará de ser emitida em papel para ser um cartão plástico com microchip, anunciou o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nesta terça-feira (5). Em outubro, o ministério já havia lançado a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), que permitirá que os motoristas brasileiros utilizem o documento por meio de um aplicativo de celular, dispensando o uso da versão impressa no papel. A resolução com a nova configuração, layout e requisitos de segurança deverá ser publicada ainda nesta semana, revogando a Resolução Contran nº 598, de 24 de maio de 2016.

De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o objetivo desta alteração no material de emissão da CNH é "para reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentar a durabilidade".

A mudança será feita até 1º de janeiro de 2019, prazo final para que os Detrans de cada estado consigam adequar os procedimentos do novo modelo de CNH.

O novo modelo será no formato de cartão "inteligente" e será semelhante a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

Com o chip, há possibilidade de inserção de dados e informações relativos aos condutores.

As informações do chip poderão ser lidas sem contato utilizando tecnologia aberta, que não dependerá de um hardware ou software específico para a função. Algumas possibilidades de serviços futuros são: fiscalização mais rápida e offline por meio de celulares, pagamento de pedágio, pagamento de transporte público, controle de acesso em prédios públicos, universidades, estacionamentos, etc; identificação através de comparação biométrica, etc.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

STF julga revogação de prisões de deputados estaduais
A soltura teve como base a decisão do próprio STF de submeter a prisão de parlamentares ao aval das casas legislativas onde atuam. Enquanto o ministro Edson Fachin , relator desta segunda ação, votou por derrubar a decisão, Marco Aurélio votou por mantê-la.

Globo inicia contagem regressiva para o 'Big brother Brasil 18'
Tiago Leifert continuará no comando do Big Brother Brasil 18, que se nada mudar terminará por volta do dia 12 de abril. O aquecimento começou cedo, uma vez que o BBB só começará na semana do dia 22 de janeiro .

"Despacito" es el vídeo más visto en YouTube en 2017
En este caso tocó el tema del atentado de Manchester, donde murieron 22 jóvenes que habían asistido al concierto de la cantante Ariana Grande.

Con criptomoneda, Venezuela "eludirá" bloqueo internacional
Además del petróleo, las criptomonedas estarán "respaldada en reservas de riqueza venezolana de oro, petróleo, gas y diamante", ha explicado el mandatario.

Outras notícias