Dia Mundial de Combate à AIDS

Os testes são rápidos realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo

Toda pessoa que tem o HIV pode transmitir o vírus para as outras pessoas, mas nem toda a pessoa que tem HIV tem Aids.

O portal R10 e seus parceiros, abraçam esta campanha.

O número de casos por infecção do HIV foi outra estatística que apresentou aumento. Além do objetivo principal, que é indetectar a carga viral e, com isso, preservar as células de defesa, o tratamento não deixa de ser também uma estratégia para controle da epidemia, já que, tornando a carga viral indetectável, se diminui o risco de transmissão. Zsuzsanna Jakab, Diretora Regional da OMS para a Europa. "Além disso, contamos com a mobilização da sociedade, especialmente daqueles que sabem que têm o vírus e que não se tratam, já que temos um tratamento gratuito e da melhor qualidade", ressaltou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a solenidade desta sexta-feira (1º).

MITO. O tratamento deve ser oferecido para todo paciente que receba o diagnóstico da infecção pelo HIV, e iniciado o quanto antes. Na Europa Oriental e Ásia Central, no entanto, o número de novas infecções aumentou 60% desde 2010 e as mortes relacionadas à Aids cresceram 27%.

Medidas tomadas pelo Governo do Brasil para expandir o diagnóstico de pacientes com HIV e assegurar o fornecimento de medicamentos antirretrovirais possibilitaram a redução nos casos e óbitos por aids no País, mostra o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, do Ministério da Saúde. "Isso resulta em piores resultados de saúde a longo prazo para muitas pessoas que são diagnosticadas com atraso e também aumentam o risco de transmissão futura do HIV", afirmou. "É um medicamento bem específico, de uso contínuo e o usuário precisa tomar o comprimido diariamente para ficar protegido do HIV, além de só pode ser indicada após testagem". Em alguns indivíduos isso acontece de forma muito rápida, e eles podem desenvolver a Aids em até dois anos após o contágio.

A principal arma existente hoje contra a transmissão de HIV no Brasil, considerando que a transmissão em larga escala é sexual, é o uso de preservativo.

Sobre casos de suspeita de ter contraído o vírus, a médica explicou que existe, na rede pública de saúde, um procedimento para esse tipo de situação.

MITO. Nem todo portador do HIV tem AIDS.

Não é o fato de pertencer a um grupo ou de viver em determinados contextos que leva alguém a se infectar pelo HIV, mas sim a combinação entre práticas sexuais desprotegidas, ausência de políticas de prevenção, negação de direitos, racismo, sexismo, homofobia, pobreza, violência e sujeição ao duplo estigma da identidade e da condição de saúde.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Temperaturas baixas colocam nove distritos em alerta amarelo
Braga, Vila Real, Bragança , Guarda e Aveiro estão desde ontem, sábado, sob aviso amarelo devido ao frio. No Porto, os termómetros registarão 4ºC de temperatura mínima e 15ºC de máxima.

PM de Brasília evita ato terrorista com caminhão dos Bombeiros — Esplanada
No Congresso Nacional, eu paro - disse. Áudios obtidos pela reportagem revelaram também a negociação durante a perseguição. Após os tiros, o bombeiro perdeu o controle do veículo, que atingiu o meio-fio e parou.

Sismo de seis na escala de Richter abala Equador
O presidente do Equador, Lenin Moreno, pediu calma à população através de uma mensagem publicada na sua conta de Twitter. O sismo deste domingo foi sentido em 10 das 24 províncias do país, segundo a Secretaria de Gestão de Riscos.

Ligue 1, Unai Emery très déçu après le revers à Strasbourg — PSG
En attaque, le tacticien basque devrait laisser Angel Di Maria sur le banc et aligner son trio infernal Mbappé-Cavani-Neymar. On a donné l'opportunité à l'adversaire sur les deux uniques occasions qu'ils ont eues de nous battre.

Outras notícias