Indústria avança 0,2% no mês em outubro e 5,3% ante 2016 — IBGE

Industria mostrou sinais de recuperação

A produção industrial subiu 0,2% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta terça-feira, 5, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado do mês de outubro ficou praticamente em linha com a média das estimativas de 18 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, que previam alta de 0,3%.

Quando comparada a outubro de 2016, a produção industrial aumentou 5,3%, maior alta desde abril de 2013 (+9,8%), depois de avançar 2,5% em setembro, no mesmo tipo de comparação (dado revisado). Acompanhe na reportagem de Ícaro Matos.

Com o resultado de outubro, a indústria tem alta acumulada em 2017 de 1,9%, em comparação com primeiros dez meses do ano passado.

De janeiro a outubro deste ano, a indústria teve alta de 1,9%.

Apesar de a variação positiva ser inferior à divulgada em setembro (revista em 0,3%), houve crescimento mais disseminado, com o aumento na produção de 15 das 24 atividades, enquanto em setembro foram apenas oito, na comparação com o mês anterior. O grupo bens de consumo semi e não-duráveis cresceu 2% e registrou a expansão mais acentuada em outubro, interrompendo dois meses consecutivos de queda na produção - período em que acumulou redução de 2,8%. As principais influências positivas foram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (20,3%) e bebidas (4,8%), ambos revertendo os resultados negativos registrados no mês anterior: -19,7% e -0,7%, respectivamente. "As empresas oscilam entre importação de insumos e fabricação de produtos prontos", relativizou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Outras contribuições positivas foram de confecção de artigos do vestuário e acessórios (4,3%), metalurgia (1,6%), máquinas e equipamentos (1,3%) e artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (3,8%).

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Meghan Markle quebra protocolo real e passa natal com família de Harry
Uma fonte do jornal britânico Daily Telegraph comentou: "Este será o primeiro bolo de casamento real feito de banana". Namoraram durante oito anos e só depois de casados passaram o Natal juntos.

Tiroteio no aeroporto da Córsega faz um morto
O tiroteio aconteceu na comuna de Lucciana, na Alta Córsega, e os serviços de emergência foram chamados às 11:30. Os homicídios relacionados com a violência de gangues e tráfico de drogas também cobrou várias vidas.

Cristiano Ronaldo e Messi disputam emocionante corrida por recorde na Champions League
Caso o argentino não marque na recepção ao Sporting CP na sexta jornada , Ronaldo passará a deter esse recorde com dois golos na recepção do Real Madrid ao Dortmund.

'Ilha de Cachorros', de Wes Anderson, abre Festival de Berlim
O filme tem estreia marcada para 23 de março nos Estados Unidos e apenas três meses depois, em junho, no Brasil. Com júri presidido por Tom Tykwer , o Festival de Berlim de 2018 vai de 15 a 25 de fevereiro.

Outras notícias