Indústria avança 0,2% no mês em outubro e 5,3% ante 2016 — IBGE

Brasil  EBC

A produção industrial subiu 0,2% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta terça-feira, 5, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado do mês de outubro ficou praticamente em linha com a média das estimativas de 18 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, que previam alta de 0,3%.

Quando comparada a outubro de 2016, a produção industrial aumentou 5,3%, maior alta desde abril de 2013 (+9,8%), depois de avançar 2,5% em setembro, no mesmo tipo de comparação (dado revisado). Acompanhe na reportagem de Ícaro Matos.

Com o resultado de outubro, a indústria tem alta acumulada em 2017 de 1,9%, em comparação com primeiros dez meses do ano passado.

De janeiro a outubro deste ano, a indústria teve alta de 1,9%.

Apesar de a variação positiva ser inferior à divulgada em setembro (revista em 0,3%), houve crescimento mais disseminado, com o aumento na produção de 15 das 24 atividades, enquanto em setembro foram apenas oito, na comparação com o mês anterior. O grupo bens de consumo semi e não-duráveis cresceu 2% e registrou a expansão mais acentuada em outubro, interrompendo dois meses consecutivos de queda na produção - período em que acumulou redução de 2,8%. As principais influências positivas foram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (20,3%) e bebidas (4,8%), ambos revertendo os resultados negativos registrados no mês anterior: -19,7% e -0,7%, respectivamente. "As empresas oscilam entre importação de insumos e fabricação de produtos prontos", relativizou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Outras contribuições positivas foram de confecção de artigos do vestuário e acessórios (4,3%), metalurgia (1,6%), máquinas e equipamentos (1,3%) e artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (3,8%).

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Bruno Gagliasso emociona-se ao comentar caso de racismo contra a filha
Na primeira, uma menor de idade disse que os atores não deveriam ter adotado uma criança africana. A socialite já foi ouvida no consulado americano e indiciada por crime de injúria racial.

Título digital pode substituir papel
Os eleitores que já cadastraram a biometria, que inclui foto, poderão utilizar o e-Título para votar nas Eleições 2018. O aplicativo funciona com um QR Code para a validação na zona eleitoral.

UFC's Conor McGregor, Max Holloway trade social media blows
The crack at the Sunday Independent most likely stemmed from the two pieces written about him in the newspaper's sports section. His 12-fight win streak represents the fifth longest winning streak in UFC history. "I told you guys".

Cristiano Ronaldo e Messi disputam emocionante corrida por recorde na Champions League
Caso o argentino não marque na recepção ao Sporting CP na sexta jornada , Ronaldo passará a deter esse recorde com dois golos na recepção do Real Madrid ao Dortmund.

Outras notícias