Milhares de independentistas manifestam-se em Bruxelas — Catalunha

Milhares de pessoas marcham pela independência da Catalunha em Bruxelas STEPHANIE LECOCQ  EPA

Argumentando que as dezenas de milhares de pessoas que hoje encheram as ruas em redor das instituições da União Europeia, em Bruxelas, "não são criminosos, mas sim democratas", Puigdemont deixou então uma pergunta ao presidente do executivo comunitário, se alguma vez viu "uma manifestação como esta de apoio a criminosos", em alusão aos dirigentes independentistas detidos e perseguidos pelas autoridades espanholas.

Quarenta e cinco mil pessoas marcharam nas ruas de Bruxelas como se o dia se tratasse de uma Diada belga, espantando as expectativas, reivindicando solidariedade e alinhando-se sob o lema "Europa, desperta".

Desde a convocatória em 1 de outubro na Catalunha de um referendo de autodeterminação proibido pela justiça espanhola, a UE considerou essa crise política como um assunto interno da Espanha e expressou seu respeito à legislação espanhola e ao governo central de Mariano Rajoy.

O antigo presidente do governo regional catalão já apareceu entre os manifestantes, que o acolheram com muito entusiasmo e palavras de ordem como "Puigdemont presidente!". No final da manifestação, Carles Puigdemont e outros líderes independentistas catalães deverão discursar. "Estamos aqui para continuar a luta pela independência e pedir a liberdade dos presos políticos", disse à AFP Antoni Llenas, de 59 anos, em referência aos líderes separatistas presos na Espanha.

Com esse objetivo, a marcha cruzou o bairro europeu, percorrendo 2,5 quilômetros que passa pela sede da Comissão Europeia até terminar na praça Jean Rey, nas imediações da Eurocâmara e do Conselho Europeu. A contagem oficial da polícia era de "45 mil manifestantes", segundo sua conta no Twitter.

Os cálculos dos participantes foram anunciados pelas organizações que mobilizaram os protestos e confirmados mais tarde pela polícia municipal da capital belga.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

É oficial: casamento entre pessoas do mesmo sexo legalizado na Austrália
O casamento gay foi aprovado esta quinta-feira com apenas quatro votos contra, num total de 150 deputados, e foi efusivamente celebrado no parlamento e um pouco por todo o país .

Jonas, do Benfica, eleito melhor jogador da Liga em outubro e novembro
Na II Liga, Rui Costa, do FC Famalicão, foi eleito com grande margem o melhor jogador em Outubro e Novembro, com 27,3 por cento. Vítor Oliveira, técnico do Portimonense, acaba de ser eleito o treinador do mês de Outubro e Novembro da I Liga de Futebol .

Suspeito morto pela polícia lavava dinheiro do PCC com empreendimentos em Maceió
Já foram arrecadados valores bastante significativos em moeda nacional e estrangeira, consoante registros fotográficos infra. Diversos bens, como carros de luxo, embarcações e imóveis de alto padrão estão sendo objeto de sequestro e apreensão.

Cantos del trabajo del llano: patrimonio cultural que hermana
En la noche se deja en el lodo y se retira al día siguiente, se vuelve a cocinar para que quede con ese tono particular. Resaltó que Venezuela ya tiene cinco años consecutivos de declaratoria de patrimonios culturales de la humanidad.

Outras notícias