É oficial: casamento entre pessoas do mesmo sexo legalizado na Austrália

É oficial: casamento entre pessoas do mesmo sexo legalizado na Austrália

"Que dia para o amor, para a igualdade, para o respeito!" A reforma, que precisa agora apenas da ratificação protocolar do governador-geral, Peter Cosgrove, deverá entrar em vigor no próximo sábado.

A sanção está prevista para correr nos próximos dias e fará da Austrália o 27° país do mundo a legalizar o casamento gay. "É hora para mais casamentos", disse o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, que em setembro deste ano fez uma consulta popular sobre a lei via correios.

O casamento gay foi aprovado esta quinta-feira com apenas quatro votos contra, num total de 150 deputados, e foi efusivamente celebrado no parlamento e um pouco por todo o país. A aprovação foi recebida entre aplausos e abraços no Parlamento, e foi cantada a famosa música I am Australian: "We are one, but we are many; And from all the lands on earth we come; We'll share a dream and sing with one voice; 'I am, you are, we are Australian'".

Vários parlamentares tinham lenços, bandeiras, gravatas ou meias com as cores do arco-íris, que representam à comunidade LGBTIQ (Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, intersexuais e queers).

Oito dias depois de o Senado ter dado luz verde a uma proposta de lei destinada a legalizar o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, e três semanas volvidas da aprovação, por 61,1%, dos 12,7 milhões de australianos - 79,5% dos eleitores - que participaram num referendo não vinculativo sobre a matéria, coube à Câmara dos Representantes dar o seu aval e estender o tapete para um passo verdadeiramente histórico em matéria de igualdade de direitos na Austrália.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Jonas, do Benfica, eleito melhor jogador da Liga em outubro e novembro
Na II Liga, Rui Costa, do FC Famalicão, foi eleito com grande margem o melhor jogador em Outubro e Novembro, com 27,3 por cento. Vítor Oliveira, técnico do Portimonense, acaba de ser eleito o treinador do mês de Outubro e Novembro da I Liga de Futebol .

Ronaldo ganha a quinta Bola de Ouro
Obrigado aos meus colegas do Real Madrid e a todas as pessoas que contribuíram para estar em grande forma este ano". Também ajudou a seleção portuguesa a avançar diretamente para a Copa do Mundo, sem precisar disputar a repescagem.

Exoneração de secretário de Saúde é oficializada pelo governo estadual
O médico Nelson Barbosa Tavares foi exonerado oficialmente da Secretaria de Estado de Saúde. O substituto para a secretaria, no entanto, não foi divulgado no Diário Oficial de hoje.

Diretora é agredida por aluna na escola estadual Firmina Sobreira
A informação foi confirmada pela assessoria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A família informou às autoridades que a menina sofre de transtornos psicológicos.

Outras notícias