Petrobras aumenta pela sexta vez consecutiva o preço do gás de cozinha

Preço do gás de cozinha terá aumento de 8,9% para as distribuidoras a partir desta terça

A Petrobras fez o anúncio confirmando um reajuste de 8,9% no preço do GLP (gás de cozinha), esse aumento já entrará em vigor amanhã (05/12), a informação já foi passada para as distribuidoras e gás. Desta vez, a alta será de 8,9%, em média, valendo a partir de hoje.

Segundo a Petrobras, o reajuste é devido a uma alta das cotações do produto nos mercados internacionais e que a forma como o aumento será feito até o consumidor dependerá principalmente do preço que será aplicado pelas distribuidoras e pelos revendedores.

O último reajuste do GLP residencial ocorreu em 5 de novembro.

Desde 2003, a estatal pratica dois preços para o gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha): um para os botijões menores e outro para grandes vasilhames ou a granel, mais usado por indústria e comércio. Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 4%, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos operadas atualmente.

Instituída em junho, a nova política de preços da companhia para o GLP considera as cotações internacionais, a taxa de câmbio e a margem de lucro.

Pelos cálculos do Sindigás, associação das empresas distribuidoras de gás liquefeito de petróleo, o preço praticado pela Petrobras para as embalagens de até 13 quilos ainda está cerca de 1,3 por cento abaixo do preço de paridade internacional, com o reajuste anunciado nesta segunda-feira.

Acompanhando as estimativas do mercado financeiro, Belo Horizonte deve encerrar 2017 com uma inflação próxima ao centro da meta estabelecida pelo governo federal para este ano, . Para 2018, a expectativa do setor é de um "otimismo cauteloso",.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Justiça espanhola mantém ex-vice-presidente catalão na cadeia
Pablo Llarena afirma que o risco de os arguidos poderem "reiterar estes comportamentos" justifica a manutenção desta medida. Estão proibidos de abandonar o país.

Anuncian lanzamiento de un coche Tesla en cohete gigante de Space X
El CEO de SpaceX , Elon Musk , confirmó que la primera prueba de su cohete Falcon Heavy tendrá lugar en enero de 2018 . Para enero de 2018 está programado el lanzamiento del Falcon Heavy , un cohete propiedad de SpaceX .

Explosão em sucata de Gaia faz dois feridos
O incidente terá sido provocado por "várias bilhas de gás" que explodiram, mas que não provocaram incêndio na empresa. A explosão aconteceu pelas 09h22, numa sucata situada na Travessa da Seada, em Pedroso.

Capcom pega todos de surpresa e anuncia Mega Man 11
Os jogos fazem parte da comemoração de 30 anos da franquia e serão lançados em 2018. Este será o primeiro game inédito da franquia desde Mega Man 10, lançado em 2010.

Outras notícias