Polícia desmantela ataque que visava matar Theresa May

Desmantelado plano terrorista para matar Theresa May

De acordo com a imprensa britânica, o plano islamita passaria primeiro por atirar um explosivo na Downing Street, a residência oficial da primeira-ministra do Reino Unido e, posteriormente, matar Theresa May. Os suspeitos foram identificados como Naa'imur Zakariyah Rahman, de 20 anos, da zona norte de Londres, e Mohammed Aqib Imran, de anos 21, da cidade de Birmingham.

Numa operação levada a cabo pelo serviço de antiterrorismo britânico MI5 e a polícia, dois homens foram detidos na semana passada, naquela que terá sido a nona tentativa de ataque islamista desde Março deste ano.

O diretor do MI5 informou ontem ao Governo que as derrotas militares sofridas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria não implicam no fim da ameaça terrorista sobre este país.

Quando foi detido, a 28 de Novembro, em Londres, Rahman, tinha dois explosivos improvisados e inactivos.

A descoberta desse plano contra a premiê foi revelada quando a ministra do Interior, Amber Rudd, disse na terça-feira que "22 complôs terroristas islâmicos" foram frustrados desde o assassinato de um soldado em Londres, em maio de 2013.

As autoridades dizem que os dois homens pretendiam realizar um ataque bombista junto à entrada da Downing Street.

O Reino Unido sofreu cinco atentados em 2017, que deixaram 36 mortos e mais de 200 feridos. A seriedade do plano levou o diretor-geral do serviço de segurança interna britânico (MI5), Andrew Parker, a informar o Governo de Theresa May sob o caso que estaria em curso. Foi um dos nove planos terroristas intercetados pelos serviços de segurança e pela polícia.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Carteira de habilitação vai virar cartão com microchip até 2019
A mudança será feita até 1º de janeiro de 2019, prazo final para que os Detrans de cada estado consigam adequar os procedimentos do novo modelo de CNH .

Data de estreia da quarta temporada é anunciada — Black Mirror
Os episódios da série são independentes e trazem histórias diferentes todas relacionadas às tecnologias do mundo modernos. A única conexão entre cada um é a temática, que sempre gira em torno do uso perigoso da tecnologia.

Bitcoin ultrapassa os 12.000 dólares por unidade
Stephen Roach, professor da Yale University, avisa que a bitcoin é um "conceito tóxico" para os investidores. No início desta semana, a CBOE Global Markets informou que lançará futuros de bitcoin no próximo domingo.

Tiririca renuncia ao cargo de deputado federal
Tiririca falou também do preconceito que sofreu, mas afirmou que isso não o abalou. "Não fiz nada, mas o pouco que fiz eu fiz muito".

Outras notícias