Polícia desmantela ataque que visava matar Theresa May

Londres evita plano suicida para matar Theresa May em Downing ...

De acordo com a imprensa britânica, o plano islamita passaria primeiro por atirar um explosivo na Downing Street, a residência oficial da primeira-ministra do Reino Unido e, posteriormente, matar Theresa May. Os suspeitos foram identificados como Naa'imur Zakariyah Rahman, de 20 anos, da zona norte de Londres, e Mohammed Aqib Imran, de anos 21, da cidade de Birmingham.

Numa operação levada a cabo pelo serviço de antiterrorismo britânico MI5 e a polícia, dois homens foram detidos na semana passada, naquela que terá sido a nona tentativa de ataque islamista desde Março deste ano.

O diretor do MI5 informou ontem ao Governo que as derrotas militares sofridas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria não implicam no fim da ameaça terrorista sobre este país.

Quando foi detido, a 28 de Novembro, em Londres, Rahman, tinha dois explosivos improvisados e inactivos.

A descoberta desse plano contra a premiê foi revelada quando a ministra do Interior, Amber Rudd, disse na terça-feira que "22 complôs terroristas islâmicos" foram frustrados desde o assassinato de um soldado em Londres, em maio de 2013.

As autoridades dizem que os dois homens pretendiam realizar um ataque bombista junto à entrada da Downing Street.

O Reino Unido sofreu cinco atentados em 2017, que deixaram 36 mortos e mais de 200 feridos. A seriedade do plano levou o diretor-geral do serviço de segurança interna britânico (MI5), Andrew Parker, a informar o Governo de Theresa May sob o caso que estaria em curso. Foi um dos nove planos terroristas intercetados pelos serviços de segurança e pela polícia.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Alckimin vem a Brasília, mas não convence PSDB a fechar questão — Previdência
Para ele, o importante é o "convencimento" dos parlamentares. "O governador tem compromisso com a reforma e já externou isso". No entanto, o partido não fechou questão –quando orienta voto sobre uma proposta, sob condição de punir infiéis.

STF julga revogação de prisões de deputados estaduais
A soltura teve como base a decisão do próprio STF de submeter a prisão de parlamentares ao aval das casas legislativas onde atuam. Enquanto o ministro Edson Fachin , relator desta segunda ação, votou por derrubar a decisão, Marco Aurélio votou por mantê-la.

Bitcoin ultrapassa os 12.000 dólares por unidade
Stephen Roach, professor da Yale University, avisa que a bitcoin é um "conceito tóxico" para os investidores. No início desta semana, a CBOE Global Markets informou que lançará futuros de bitcoin no próximo domingo.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias