Presidente do CNJ dá ultimato para tribunais explicarem salários

Cármen Lúcia cobrou o envio ao CNJ dos dados referentes à remuneração dos magistrados de todo o país

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, criticou, em encontro com presidentes dos Tribunais de Justiça (TJs) a falta de transparência dos magistrados em relação a divulgação de dados e informações sobre a remuneração de juízes e desembargadores de todo o Brasil.

"Entreguei a todos uma planilha no dia 20 de outubro. Até hoje, não recebi as informações de novembro e dezembro", queixou-se a ministra, durante a reunião na sede do Supremo.

A presidente do CNJ e do STF exigiu que eles enviassem tabelas com todos os vencimentos dos magistrados.

A ministra Cármen Lúcia disse que testou pessoalmente algumas páginas eletrônicas dos tribunais para verificar o nível de transparência das informações e que ficou "horrorizada" quando teve que passar por 18 cliques em um dos sites.

A ministra alertou ainda que a demora na entrega das informações pode passar para a sociedade a impressão de que os tribunais estão agindo de "má-vontade". "Sem isso, fica difícil defender", disse durante encontro com presidentes dos tribunais de Justiça do país.

O CNJ publicou na quinta-feira (30/11) a lista de salários e benefícios recebidos por juízes e desembargadores vinculados a três cortes do país: os TJs de Minas Gerais (referente a outubro de 2017) e do Espírito Santo, além do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (ambos de novembro). Acesse aqui para visualizar a planilha de remuneração dos magistrados. Esses foram os primeiros tribunais a enviarem informações padronizadas conforme as determinações do CNJ. Apenas 7 dos 27 Tribunais de Justiça entregaram, até às 18 horas desta segunda-feira, os dados exigidos ao Conselho Nacional De Justiça (CNJ). O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo foi o primeiro, do segmento militar, a enviar suas informações.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Apple deve pagar € 13 bilhões a Irlanda em impostos atrasados
Segundo a Bloomberg, o valor supera inclusive os investimentos do orçamento público em saúde. A Comissão Europeia tinha instado a Irlanda a ser reembolsada há mais de um ano.

Polícia desmantela ataque que visava matar Theresa May
As autoridades dizem que os dois homens pretendiam realizar um ataque bombista junto à entrada da Downing Street. Quando foi detido, a 28 de Novembro, em Londres , Rahman, tinha dois explosivos improvisados e inactivos.

Resultado da Mega-Sena 1994: Caixa divulga as dezenas, confira
Nos últimos concursos ninguém conseguiu acertar as seis dezenas e o valor vem ficando cada vez mais atrativo. Quem assinou para receber nossas notícias ou baixou nosso aplicativo para celular vão receber um alerta.

FC Porto confirma apuramento, Shakhtar, de Paulo Fonseca, também — Síntese
O SSC Nápoles que tinha de vencer o Feyenoord e esperar por uma derrota do Shakhtar foi derrotado por 2-1. Na reta final de jogo, Gabriel Jesus acertou a trave, após boa jogada individual do jovem Ibrahim Diaz .

Outras notícias