Presidente do CNJ dá ultimato para tribunais explicarem salários

Cármen Lúcia cobrou o envio ao CNJ dos dados referentes à remuneração dos magistrados de todo o país

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, criticou, em encontro com presidentes dos Tribunais de Justiça (TJs) a falta de transparência dos magistrados em relação a divulgação de dados e informações sobre a remuneração de juízes e desembargadores de todo o Brasil.

"Entreguei a todos uma planilha no dia 20 de outubro. Até hoje, não recebi as informações de novembro e dezembro", queixou-se a ministra, durante a reunião na sede do Supremo.

A presidente do CNJ e do STF exigiu que eles enviassem tabelas com todos os vencimentos dos magistrados.

A ministra Cármen Lúcia disse que testou pessoalmente algumas páginas eletrônicas dos tribunais para verificar o nível de transparência das informações e que ficou "horrorizada" quando teve que passar por 18 cliques em um dos sites.

A ministra alertou ainda que a demora na entrega das informações pode passar para a sociedade a impressão de que os tribunais estão agindo de "má-vontade". "Sem isso, fica difícil defender", disse durante encontro com presidentes dos tribunais de Justiça do país.

O CNJ publicou na quinta-feira (30/11) a lista de salários e benefícios recebidos por juízes e desembargadores vinculados a três cortes do país: os TJs de Minas Gerais (referente a outubro de 2017) e do Espírito Santo, além do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (ambos de novembro). Acesse aqui para visualizar a planilha de remuneração dos magistrados. Esses foram os primeiros tribunais a enviarem informações padronizadas conforme as determinações do CNJ. Apenas 7 dos 27 Tribunais de Justiça entregaram, até às 18 horas desta segunda-feira, os dados exigidos ao Conselho Nacional De Justiça (CNJ). O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo foi o primeiro, do segmento militar, a enviar suas informações.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Funkeiro é internado em hospital de São Paulo
Em agosto, o funkeiro anunciou que será pai de seu 33º filho, fruto de seu relacionamento com Silvia. Em nota no Facebook, a empresa informou que a festa foi cancelada por motivos de saúde do funkeiro.

Apple deve pagar € 13 bilhões a Irlanda em impostos atrasados
Segundo a Bloomberg, o valor supera inclusive os investimentos do orçamento público em saúde. A Comissão Europeia tinha instado a Irlanda a ser reembolsada há mais de um ano.

FC Porto confirma apuramento, Shakhtar, de Paulo Fonseca, também — Síntese
O SSC Nápoles que tinha de vencer o Feyenoord e esperar por uma derrota do Shakhtar foi derrotado por 2-1. Na reta final de jogo, Gabriel Jesus acertou a trave, após boa jogada individual do jovem Ibrahim Diaz .

Alckimin vem a Brasília, mas não convence PSDB a fechar questão — Previdência
Para ele, o importante é o "convencimento" dos parlamentares. "O governador tem compromisso com a reforma e já externou isso". No entanto, o partido não fechou questão –quando orienta voto sobre uma proposta, sob condição de punir infiéis.

Outras notícias