Safra de grãos fica abaixo do esperado, mas área cresce

Safra de grãos fica abaixo do esperado, mas área cresce

O segundo prognóstico para a safra 2018 mostra que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas foi estimada em 219,5 milhões de toneladas, 9,2% abaixo da safra de 2017. Na safra passada, a produção alcançou o número de 237,7 milhões de toneladas. As previsões estão no 3º Levantamento da Safra de Grãos 2017/2018, divulgado nesta terça-feira (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a entidade as culturas da soja e do milho continuam sendo a preferência do produtor rural, e respondem por cerca de 89% dos grãos produzidos do país.

Quanto à produtividade, apenas a soja apresenta informações colhidas em campo, que apontam para uma produtividade de 3.123 quilos por hectare em comparação com 3.364 quilos por hectare da safra anterior.

No caso da soja - que tem maior liquidez e melhor rentabilidade em relação a outras culturas - prevê-se uma elevação média de 3,1%, podendo alcançar 35 milhões de hectares, com aumento de 1 milhão de hectares em comparação a 2016/2017. Na região do Mato Grosso, por exemplo, a colheita da soja deverá atrasar devido ocorrência de chuva no período do plantio, encurtando a janela de semeadura e a produtividade da segunda safra de milho.

No início de novembro, os técnicos da companhia responsável por monitorar a trajetória da produção agrícola brasileira já tinham anunciado a expectativa de que a produção de grãos ficasse entre 223,3 milhões e 227,5 milhões de toneladas.

A primeira safra pode alcançar números menores no ciclo atual e ficar em 25 milhões de toneladas, o que significa uma queda de 17,8% na produção em relação ao ciclo 2016/2017.

Por outro lado, o algodão em pluma deve alcançar uma produção de 1,7 milhão de toneladas, com aumento de 10,5% na produção e de 11% na área.

Em 2017, a safra deve totalizar 241,9 milhões de toneladas, resultado 30,2% maior que o de 2016, ou 56,1 milhões de toneladas a mais, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de novembro.

"Temos ainda uma safra imensa para o ano que vem e se o clima continuar perfeito podemos, eventualmente, atingir um novo recorde de produção", avaliou Pereira. Nos últimos nove anos tivemos 14 milhões de hectares de agricultura nova entre soja e a segunda safra de milho. Já a terceira safra da cultura está estimada em 812 mil toneladas, com baixa de 3%.

"226 milhões de toneladas é uma safra muito grande, que garante o abastecimento nacional e a geração de divisas cambiais que o país precisa".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Vagas no Sisu 2018 já podem ser consultadas no site do MEC
No Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) haverá a oferta de 367 vagas, todas para cursos do primeiro semestre. No Sisu o candidato pode mudar de opção de curso todo o tempo, mas só valerá aquela última opção que for escolhida.

"As redes sociais estão a destruir a sociedade" — Ex-Facebook
Os comentários de Palihapitiya repercutiram tanto, que, hoje (12), o Facebook veio a público para dar o troco em suas declarações. Cada vez mais as empresas de tecnologia estão investindo nesse sentido para atrair mais usuários.

Nintendo Switch comemora 10 milhões de cópias vendidas em apenas 9 meses
Alguns jogos exclusivos como Mario Kart 8 Deluxe , The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey terão ajudado em muito o sucesso da Switch .

Planos econômicos: poupadores receberão mais de 10 bilhões por perdas. Entenda
Se uma pessoa tiver direito à restituição de perdas referentes a mais de um plano, os valores serão somados. O pagamento parcelado será semestral, de até três parcelas para montantes entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.

Outras notícias