Salário mínimo abrangia 21,6% dos trabalhadores no final de Setembro

Na última reunião, o ministro Vieira da Silva indicou que deveria apresentar hoje aos parceiros sociais a proposta do governo e a expectativa é que formalize os 580 euros que constam do acordo político entre o PS e o Bloco de Esquerda.

De acordo com o mais recente relatório de acompanhamento do acordo sobre a remuneração mínima, cerca de 728 mil trabalhadores portugueses recebiam, no primeiro semestre, o salário mínimo nacional.

Os mesmos dados, apontam para um "impacto descendente da atualização" do salário mínimo, no que respeita à proporção de trabalhadores abrangidos.

As negociações sobre o valor do salário mínimo no próximo ano vão ser retomadas esta tarde, numa reunião do Conselho Económico e Social.

Nos primeiros nove meses deste ano foram celebrados 834,4 mil contratos de trabalho, o que revela um crescimento de 10,6% face ao mesmo período do ano passado. Traduzindo em número, isto significa que há 713 mil trabalhadores a auferir 557 euros mensais.

"Se chegaremos ao fim com o valor de 580 euros?"

À saída da reunião, as centrais sindicais voltaram a insistir nas suas propostas de 600 euros, no caso da CGTP, e de 585 euros, a UGT. Do lado dos patrões há alguma resistência estes valores, exigindo compensações para as empresas mais vulneráveis.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Uber em Portugal é considerada ilegal pelo Tribunal da Relação
Iremos analisar esta decisão em detalhe para avaliar próximos passos. A sentença foi divulgada esta tarde, embora date de 24 de novembro.

Brasileiro de 1987: Sport segue como único campeão, decide STF
Eles destacaram que não houve fatos novos desde a primeira decisão, tomada em abril este ano. O ministro Luiz Fux, que também integra a Primeira Turma, não participou do julgamento.

Indústria avança 0,2% no mês em outubro e 5,3% ante 2016 — IBGE
Com o resultado de outubro, a indústria tem alta acumulada em 2017 de 1,9%, em comparação com primeiros dez meses do ano passado. De janeiro a outubro deste ano, a indústria teve alta de 1,9%.

Bombeiros: reembolsos de refeições suspensos por indícios de irregularidades
Segundo a TSF , o relatório adianta que a grande maioria dos operacionais não teve este problema com a alimentação. No total das refeições do dia, são pagos 21,2 euros por cada dia de trabalho no terreno de cada operacional.

Outras notícias