Superior Tribunal de Justiça aceita denúncia contra Pimentel

Fernando Pimentel vira réu por corrupção após decisão do STJ

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou nesta quarta-feira (6) a denúncia do Ministério Público Federal contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT).

Pimentel foi acusado pelo MPF de ter pedido e recebido 15 milhões de reais em propina para favorecer a construtora Odebrecht na época em que foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do governo Dilma Rousseff.

Os ministros do STJ também decidiram, além de tornar o governador réu, que Pimentel não será afastado do cargo enquanto responde ao processo. Os ministros entenderam que não há motivos para retire-lo do exercício da função porque as acusações não estão relacionadas ao cargo.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não cabe a uma Assembleia Legislativa autorizar previamente o recebimento de denúncia contra o governador pelo STJ.

Também se tornaram réus nesta quarta-feira: Eduardo Serrano, chefe de gabinete no MDIC;Pedro Medeiros, apontado como intermediador dos recursos destinados ao governador; Benedito de Oliveira, empresário próximo de Pimentel;Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht; João Nogueira, diretor da construtora.

Os seguros citados no caso foram concedidos em 2013 pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada ao ministério e presidida por Pimentel. Ele teria atuado para viabilizar as operações do BNDES - subordinado ao MDIC - com a empreiteira. Outro processo refere-se à aprovação de um financiamento para obras de transporte público em Moçambique. Tais informações seriam novas e "alteram profundamente" os rumos das investigações, afirmou a defesa.

"É clara a licitude dos elementos probatórios até então presentes nos autos", discordou Fernandes, segundo quem "a análise minuciosa não deixa dúvida de que há indícios de autoria e materialidade. Já reconheceu os seus erros, pediu desculpas públicas, assinou um Acordo de Leniência com as autoridades do Brasil, Estados Unidos, Suíça, República Dominicana, Equador e Panamá, e está comprometida a combater e não tolerar a corrupção em quaisquer de suas formas".

O advogado de Fernando Pimentel, Eugenio Pacelli, foi contatado, mas ainda não se pronunciou.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

"Despacito" es el vídeo más visto en YouTube en 2017
En este caso tocó el tema del atentado de Manchester, donde murieron 22 jóvenes que habían asistido al concierto de la cantante Ariana Grande.

Waianae's Max Holloway continues domination of the UFC
This past Saturday night (Dec, 2), Aldo attempted to recapture the Ultimate Fighting Championship (UFC) featherweight title. McGregor fought with a blown ACL for most of the fight, an injury that kept him out of action for a year.

Franz Ferdinand no NOS Alive' 18, no dia de Pearl Jam
Deste trabalho, já se conhece o primeiro single , do mesmo nome, que pode ser visto e escutado aqui em baixo. Mais uma confirmação de peso para o último dia do festival que se realiza no Passeio Marítimo de Algés.

60% da população considera trabalho do Congresso ruim ou péssimo
A porcentagem de pessoas que classifica o trabalho dos congressistas como ótimo ou bom caiu para 5% na pesquisa desta terça-feira. Aqueles com ensino fundamental completo atingem 52% de índice de desaprovação enquanto evangélicos pentecostais chegam a 51%.

Outras notícias