Título digital pode substituir papel

O Ceará tem 6,3 milhões de eleitores. Destes 3,9 milhões já estão cadastrados. Meta do TRE é que 4,7 milhões votem com biometria em 2018

No caso de o eleitor optar pelo título de eleitor, ele terá que apresentar, como já é exigido atualmente pela Justiça Eleitoral, um documento com foto. Os eleitores que não se recadastraram também poderão usar o aplicativo, mas será necessário apresentar um documento de identidade com foto.

Por enquanto, somente os celulares ou tablets que rodam o sistema Android podem baixar o aplicativo do TSE. "É com esse intuito que lançamos o e-Título, aplicativo que possibilitará ao eleitor trazer consigo, em seu smartphone, uma versão digital de seu título de eleitor". O E-título exibe informações sobre quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização.

Os eleitores que já cadastraram a biometria, que inclui foto, poderão utilizar o e-Título para votar nas Eleições 2018. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais.

O aplicativo funciona com um QR Code para a validação na zona eleitoral.

Durante a cerimônia de lançamento do aplicativo, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, afirmou que a Justiça Eleitoral busca estar na vanguarda das inovações tecnológicas que possam proporcionar uma prestação de serviço ao eleitor mais rápida, transparente, segura e confiável. Conforme a assessoria do TSE, a iniciativa não gerou custos extras para os cofres públicos. "Além de proporcionar uma grande comodidade ao eleitor, essa nova ferramenta também representará uma economia relevante à Justiça Eleitoral, com a diminuição de custos com impressão de documentos em papel", explica.

Sem cancelamentoDe acordo com a Corte eleitoral, a legislação do país não prevê cancelamento de CPF e habilitação caso o eleitor não faça seu cadastro biométrico.

Depois da CNH digital, a Justiça Eleitoral divulgou o e-Título, aplicativo que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do smartphone ou tablet.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Sheila, mãe do cantor, morre aos 92 anos — Elton John
Eu a vi somente segunda-feira passada e estou em choque", escreveu o cantor de 70 anos. "Tenha uma viagem segura, mãe. Sheila Farebrother foi uma grande incentivadora na carreira do filho, desde cedo.

Número de funcionários de estatais cai para o menor nível desde 2010
A maior multa estabelecida em acordos desse tipo foi a da J&F, que concordou com pagamento de R$ 10,3 bilhões. Atualmente, o Brasil conta com 149 estatais, sendo a maioria delas nas áreas financeira e de infraestrutura.

Anuncian lanzamiento de un coche Tesla en cohete gigante de Space X
El CEO de SpaceX , Elon Musk , confirmó que la primera prueba de su cohete Falcon Heavy tendrá lugar en enero de 2018 . Para enero de 2018 está programado el lanzamiento del Falcon Heavy , un cohete propiedad de SpaceX .

Muse vão ao Rock in Rio Lisboa
Em comunicado, a organização do evento garante que esta é uma das bandas "preferidas dos portugueses". A banda britânica de Matthew Bellamy regressa a Portugal dois anos depois da última visita.

Outras notícias