Título digital pode substituir papel

O Ceará tem 6,3 milhões de eleitores. Destes 3,9 milhões já estão cadastrados. Meta do TRE é que 4,7 milhões votem com biometria em 2018

No caso de o eleitor optar pelo título de eleitor, ele terá que apresentar, como já é exigido atualmente pela Justiça Eleitoral, um documento com foto. Os eleitores que não se recadastraram também poderão usar o aplicativo, mas será necessário apresentar um documento de identidade com foto.

Por enquanto, somente os celulares ou tablets que rodam o sistema Android podem baixar o aplicativo do TSE. "É com esse intuito que lançamos o e-Título, aplicativo que possibilitará ao eleitor trazer consigo, em seu smartphone, uma versão digital de seu título de eleitor". O E-título exibe informações sobre quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização.

Os eleitores que já cadastraram a biometria, que inclui foto, poderão utilizar o e-Título para votar nas Eleições 2018. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais.

O aplicativo funciona com um QR Code para a validação na zona eleitoral.

Durante a cerimônia de lançamento do aplicativo, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, afirmou que a Justiça Eleitoral busca estar na vanguarda das inovações tecnológicas que possam proporcionar uma prestação de serviço ao eleitor mais rápida, transparente, segura e confiável. Conforme a assessoria do TSE, a iniciativa não gerou custos extras para os cofres públicos. "Além de proporcionar uma grande comodidade ao eleitor, essa nova ferramenta também representará uma economia relevante à Justiça Eleitoral, com a diminuição de custos com impressão de documentos em papel", explica.

Sem cancelamentoDe acordo com a Corte eleitoral, a legislação do país não prevê cancelamento de CPF e habilitação caso o eleitor não faça seu cadastro biométrico.

Depois da CNH digital, a Justiça Eleitoral divulgou o e-Título, aplicativo que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do smartphone ou tablet.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Tribunal espanhol retira mandado de detenção europeu sobre Puigdemont
Caso a decisão do juiz belga seja favorável à justiça espanhola, o ex-presidente da Generalitat ainda poderá recorrer. O magistrado advertiu-os de que o incumprimento de qualquer uma das obrigações levará à sua prisão imediata.

Petrobras aumenta pela sexta vez consecutiva o preço do gás de cozinha
Desta vez, a alta será de 8,9%, em média, valendo a partir de hoje. Para 2018, a expectativa do setor é de um "otimismo cauteloso",. O último reajuste do GLP residencial ocorreu em 5 de novembro.

Justiça espanhola mantém ex-vice-presidente catalão na cadeia
Pablo Llarena afirma que o risco de os arguidos poderem "reiterar estes comportamentos" justifica a manutenção desta medida. Estão proibidos de abandonar o país.

Acidente com carro de Brusque deixa três mortos na BR-101
Três pessoas morreram após um carro sair da BR-101 e cair dentro de um rio em Itajaí na manhã desta segunda-feira (4). O Corpo de Bombeiros de Itajaí deslocou um mergulhador ao local, que identificou as três vítimas.

Outras notícias