Tribunal argentino ordena prisão preventiva de Cristina Kirchner

Tribunal argentino ordena prisão preventiva de Cristina Kirchner

Segundo argumentos governamentais, o acordo bilateral teve como objetivo acelerar as investigações sobre o alegado envolvimento de cidadãos iranianos no atentado contra Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) na capital argentina em 1994.

O caso de Cristina Kirchner agora será analisado pelo Senado, mas segundo a imprensa argentina, é improvável que a tramitação avance com rapidez. Com a prisão pedida por dois juízes, ele se entregou à polícia.

A ex-presidente, envolvida em vários processos judiciais, obteve uma cadeira no Senado nas eleições legislativas de 22 de outubro e assumiu o cargo no último dia 29 de novembro, o que lhe dá privilégios parlamentares e a impossibilita de ser detida.

O magistrado Claudio Bonadio também pediu que a senadora perca o foro privilegiado, segundo informou nesta quinta-feira (7) jornal "Clarín".

Com relação ao mesmo caso, foi preso em sua casa em Río Gallegos, na Província de Santa Cruz, o ex-secretário de Assuntos Jurídicos e Técnicos da ex-presidente, Carlos Zannini, considerado braço-direito dos Kirchner.

O juiz também indiciou, sem prisão preventiva, mas com a proibição de sair do país, o ex-chefe da Agência Federal de Inteligência Oscar Parrilli, o líder social kirchnerista Luis D'Elía, entre outros. Poucos dias depois de ter apresentado a denúncia, o procurador foi encontrado morto em seu apartamento e até hoje as circunstâncias de sua morte são desconhecidas. A milícia libanesa é aliada do governo iraniano, ambos xiitas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Arrendar quartos a preços baixos vai dar desconto nos impostos
Os senhorios que aderirem a este programa de incentivos não poderão pedir caução , nem exigir fiador , constata o JN. De acordo com Ana Pinho, a iniciativa do Governo nasce do elevado número de habitações subocupadas em todo o país.

Jolie tentou se reaproximar de Brad Pitt durante gravação
Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017. Uma obra de arte pode ser transformadora ou difícil. Eu queria que fizéssemos trabalhos sérios juntos.

Senado aprova aumento do repasse da União para os municípios
Depois de ser analisado em dois turnos pelos senadores, o texto agora segue para a Câmara dos Deputados. Serão 0,25% a mais, nos anos de 2018 e 2019; 0,5% a mais, em 2020; chegando a 1% em 2021.

Google Chrome v63.0.3239.84 corrige 37 falhas de segurança
O Google disponibilizou para download nesta semana o navegador Google Chrome v63.0.3239.84 para Windows e outras plataformas. O fechamento vem mais de um ano depois que a Google prometeu finalizar a loja digital devido à falhas de segurança e bugs.

Outras notícias