Alemanha mais próxima de ter um governo

Partidos começam as negociações

Os partidos alemães União Democrata-Cristã (CDU) e o Partido Social-Democrata (SPD) concordaram em negociar a formação de uma "Grande Coligação". Nas eleições de 2013 os dois grandes partidos (CDU/CSU do centro-direita, SPD do centro-esquerda) tiveram 67% dos votos, mas em 2017 tiveram apenas 53,4%. De acordo com uma sondagem, uma ligeira maioria de inquiridos (53%) acredita que o próximo governo vai mesmo ser de "grande coligação".

Ainda assim, avança o Público, a economia não deixa de dar notícias positivas, tendo a Alemanha registado, na semana passada, um recorde de baixo desemprego. Entre muitas outras leituras possíveis, a eleição de Centeno para a liderança do Eurogrupo pode querer dizer que a linha alternativa às políticas impostas pelo ministro alemão ganhou e que o seu autor pode ser dispensado.

A chanceler alemã Angela Merkel disse-se "otimista" já no domingo passado em relação a uma primeira ronda oficial de negociações: "acho que podemos conseguir", afirmou. A chanceler está a ser castigada pelo fracasso da chamada "solução Jamaica", com FDP e Verdes, e por ainda não ter encontrado uma solução rápida para a Alemanha, e o antigo presidente do Parlamento Europeu por ter sido obrigado a mudar de estratégia, depois de ter jurado a pés juntos que os sociais-democratas iriam ficar-se pela oposição no Bundestag. Apesar de tudo, um falhanço das negociações teria provavelmente consequências ainda piores, pelo que o incentivo é para um acordo.

Em novembro, Merkel falhou formar coligação com os democratas livres e os verdes.

Na história da República Federal da Alemanha, isto é desde 1949, nunca houve um governo de minoria a nível federal, e formaram-se sempre coligações com acordos prévios que fazem as vezes de programa comum de governo. Horst Seehofer, da CSU, apontou a Páscoa, que este ano se comemora a 1 de Abril, como o ultimo prazo para o país ter um Executivo.

A decisão deverá ser ainda aprovada pelas bases do partido.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Mulheres assistem jogo no estádio pela primeira vez na Arábia Saudita
Estou muito orgulhosa de ser uma testemunha desta mudança massiva", disse uma moradora de Gidá ao The Guardian . Em outubro, o príncipe da Arábia Saudita havia indicado que promoveria mudanças sociais no país.

"Em teoria", EUA podem reassinar Acordo de Paris — Trump
Donald Trump admite que os Estados Unidos da América podem voltar a integrar o Acordo de Paris para as alterações climáticas. Bem, certezas não existem ainda, mas Donald Trump, pelo menos, reconsiderou o acordo.

Indústria cresce 2,4% no Ceará
De modo geral, novembro foi bom para a indústria brasileira, com alta de 0,20%, completando três meses de expansão. Os dados foram analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias