Apoio à pena de morte no Brasil sobe para 57%, segundo Datafolha

A pena de morte é defendida justamente entre os mais pobres

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Datafolha revelou que o apoio da população à aplicação da pena de morte no Brasil cresceu nos últimos nove anos. Atualmente, 57% dos brasileiros são favoráveis à execução máxima; contra 47% registrados em 2008. No entanto, em percentuais, empata na margem de erro, com 1993 e 2007, quando 55% dos entrevistados se disseram favoráveis à punição. Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados são favoráveis à adoção desse tipo de sentença. De acordo com a pesquisa, 39% da população são contrários à punição.

Somente em período de guerra declarada a pena de morte poderá ser aplicada, como está prevista no inciso 47 do artigo 5º da Constituição. Entre os que tem renda média de até cinco salários mínimos, a defesa da pena de morte é feita por 58%. O índice recua para 51% na faixa dos 5 a 10 salários (R$ 9.540) e cai ainda mais entre a parcela mais rica, indo para 42%.

Pesquisa aponta alta recorde de brasileiros que apoiam pena de morte. Em relação à idade, a faixa etária que mais concorda com a execução de condenados é a de 25 a 34 anos, onde 61% se disseram favoráveis à proposta.

Para a sondagem, o Datafolha entrevistou 2.765 brasileiros em 192 municípios, entre os 29 e 30 de novembro do ano passado.

Além disso, os mais favoráveis à medida são os homens (60%); em comparação a 54% de mulheres que apoiam a pena capital. Os idosos, acima de 60 anos, são os menos propensos a aceitar a adoção da punição (52%). Deste grupo, 45% se mostraram contrários, 4% não souberam responder e 1% é indiferente ao tema. O Datafolha também fez a análise por religião: os que mais defendem a punição são os católicos (63%) e os mais reticentes são os ateus (apenas 46% defendem).

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Ministério nega intervenção do Governo em isenção a filhos de Vieira
O ministro das Finanças garante ainda que não houve qualquer contacto entre ele e Luís Filipe Vieira relativamente ao assunto. Conforme decorre do n.º 20 do mesmo artigo 71.º do EBF, aquelas isenções são atribuídas mediante deliberação do município.

Taxa de desemprego é a mais baixa dos últimos 12 anos
Já a população empregada foi estimada em 4.730,7 mil pessoas, tendo aumentado 0,3% (mais 12,1 mil pessoas) face ao mês anterior. Na comparação homóloga, a taxa dos jovens dos 15 aos 24 anos desempregados continuou a recuar.

Novo calendário de saque do PIS/Pasep 2018 sai nesta segunda, 08
Os detalhes referentes as retiradas ficará ao encargo de cada instituição financeira. As cotas de menor valor puderam ser retiradas nos terminais de autoatendimento.

Xistra, Soares Dias e Manuel Mota nos jogos dos três grandes
Quanto à partida dos dragões, Soares Dias terá Rui Licínio e André Nogueira Dias como assistentes e António Nobre no videoárbitro. Manuel Mota ajuíza a deslocação do Benfica a Moreira de Cónegos, marcada para as 16h, com Luís Godinho como VAR.

Outras notícias