Carlos César critica ministra da Justiça: "Mandato da PGR pode ser prolongado"

PS defende que mandato da PGR não deve ser renovado o que

Carlos César recordou que na revisão da lei, feita há 20 anos, passaram a ser limitados os mandatos da outros cargos, como é exemplo o de juiz do Tribunal Constitucional, sendo que foi estabelecido que o cargo de PGR tem um mandato de seis anos sem, no entanto, ser determinado que se trata de um mandato único.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, admitiu a possível saída de Joana Marques Vidal do cargo de Procuradora-Geral da República em Outubro, data em que acaba o mandato de seis anos. Que é um mandato longo salta à vista, que é um mandato único é matéria de interpretação, já que isso não está expresso na Constituição.

"O calendário impõe que essa decisão tenha de ser tomada em Outubro e, como é próprio da Constituição, decorre de um diálogo entre Governo e Presidente da República". Por sua vez, a referida alínea determina que compete ao Presidente da República "nomear e exonerar, sob proposta do Governo, o presidente do Tribunal de Contas e o Procurador-Geral da República". A pergunta de Fernando Alves não trazia jogo escondido na manga: "O mandato da PGR está perto do fim, pensa que ele deve ser renovado?"

"A Constituição não impede que haja possibilidade de renovação, o que exige é que, se tal acontecer, seja sempre através de uma nova decisão por parte de quem tem competência para o efeito, o Governo e o Presidente da República", disse Jorge Lacão ao mesmo jornal, reforçando que, "face à Constituição, a nomeação ou não para um novo mandato é uma opção livre de quem tem competência para o efeito e é ao Governo que cabe a iniciativa de propor num sentido ou noutro". António Costa não discordou: "Tenderei a dizer que a interpretação da ministra da Justiça está correta".

Se é, como parece ser, consensual que o executivo não quer reconduzir a atual PGR, o ideal seria manter o assunto abaixo da linha do radar e ir negociando com Marcelo Rebelo de Sousa um novo nome.

O pior deste clima é que dificilmente teremos uma avaliação desapaixonada do trabalho de Joana Marques Vidal.

Sendo este o caso, torna-se muito difícil compreender as declarações de Francisca Van Dunem ontem de manhã em direto na TSF.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Kvyat é o novo piloto de desenvolvimento da Ferrari
Ao fim de 2014, foi promovido a Red Bull Racing para ser o segundo piloto da equipe, ao lado de Daniel Ricciardo. O jovem de 23 anos, que estava buscando vaga como piloto titular, chegou a entrar em contado com a Williams.

Países del ALBA-TCP fortalecen integración
Ante ello, dijo que como organización tomarán posición política sobre las actividades que se celebrarán en la Cumbre de las Américas en la que estará presente Donald Trump .

Veja carta de Ilan Goldfajn sobre o descumprimento da meta de inflação
A última edição do Relatório de Inflação , divulgada pelo órgão em dezembro, projeta IPCA de 4,2% para 2018 e 2019. Ele lembrou que, desde o fim do ano passado, o IPCA voltou a aumentar para convergir em direção ao centro da meta.

Juiz federal suspende medida provisória que permite privatização da Eletrobras
O MME disse ainda que a União não tem condições de prover os recursos de que a Eletrobras necessita. O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, afirmou que a privatização deve ser concluída em 2018.

Outras notícias