Comunidade portuguesa na Venezuela pede ajuda ao governo

Lisboa e Caracas preveem assinar hoje vários acordos de cooperação

O Governo português está a recolher informações sobre a situação dos supermercados de portugueses que foram obrigados pelas autoridades a baixar os preços, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A visita inicia-se hoje com encontros de Santos Silva com a embaixadora da União Europeia na Venezuela, a portuguesa Isabel Pedrosa, e com o arcebispo de Caracas, cardeal Jorge Urosa Savino.

Em entrevista à RTP, o governante abordou a situação da comunidade portuguesa num país onde faltam bens e se tem assistido a pilhagens. "Eu terei a oportunidade de ter uma reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores, para além da comissão mista".

Arreaza, que não comentou o pedido do colega, destacou a importância da comunidade portuguesa na Venezuela e indicou que existem cerca de 20 projetos mistos em execução.

"Há preocupações (na comunidade portuguesa na Venezuela) pelas dificuldades de que se tenham preços inferiores aos custos de produção", disse mais tarde o diplomata, após se reunir com o Omar Barboza, presidente do Parlamento de maioria opositora. A comunidade portuguesa está muito bem integrada na Venezuela e portanto, na nossa opinião, é muito simples: "é preciso encontrar uma solução política, que é essencial para que as dificuldades económicas e sociais sejam ultrapassadas e que todas as enormes potencialidades do país sejam aproveitadas", considerou Santos Silva.

"No momento em que se criaram episódios ou incidentes que podiam perturbar as relações entre Portugal e a Venezuela era muito importante que o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal aqui viesse e 'in loco', ouvisse e falasse com a comunidade, mas também que contactasse todas as autoridades venezuelanas que nós reconhecemos", argumentou o ministro.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Litoral de SC ainda tem risco de chuva
Valcioni Luiz da Silva, de 59 anos, foi arrastado pela enxurrada na capital, bateu com a cabeça no chão e não resistiu. A preocupação é que, por causa das enchentes registradas na cidade, a balneabilidade da água do mar tenha piorado.

OFICIAL: João Henriques é o novo treinador do Paços de Ferreira
O trabalho de João Henriques, por Matosinhos, já havia sido destacado, atempadamente pelo Bancada . Anunciação, também adjunto, fez esta sexta-feira a antevisão e garantiu uma equipa motivada.

Telecomunicações e transporte de carga aquecem setor de serviços
Na comparação com novembro de 2016 (sem ajuste sazonal), o volume de serviços variou -0,7%, contra -0,4% em outubro (revisado) e -3,2% em setembro.

Kvyat é o novo piloto de desenvolvimento da Ferrari
Ao fim de 2014, foi promovido a Red Bull Racing para ser o segundo piloto da equipe, ao lado de Daniel Ricciardo. O jovem de 23 anos, que estava buscando vaga como piloto titular, chegou a entrar em contado com a Williams.

Outras notícias