Comunidade portuguesa na Venezuela pede ajuda ao governo

Lisboa e Caracas preveem assinar hoje vários acordos de cooperação

O Governo português está a recolher informações sobre a situação dos supermercados de portugueses que foram obrigados pelas autoridades a baixar os preços, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A visita inicia-se hoje com encontros de Santos Silva com a embaixadora da União Europeia na Venezuela, a portuguesa Isabel Pedrosa, e com o arcebispo de Caracas, cardeal Jorge Urosa Savino.

Em entrevista à RTP, o governante abordou a situação da comunidade portuguesa num país onde faltam bens e se tem assistido a pilhagens. "Eu terei a oportunidade de ter uma reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores, para além da comissão mista".

Arreaza, que não comentou o pedido do colega, destacou a importância da comunidade portuguesa na Venezuela e indicou que existem cerca de 20 projetos mistos em execução.

"Há preocupações (na comunidade portuguesa na Venezuela) pelas dificuldades de que se tenham preços inferiores aos custos de produção", disse mais tarde o diplomata, após se reunir com o Omar Barboza, presidente do Parlamento de maioria opositora. A comunidade portuguesa está muito bem integrada na Venezuela e portanto, na nossa opinião, é muito simples: "é preciso encontrar uma solução política, que é essencial para que as dificuldades económicas e sociais sejam ultrapassadas e que todas as enormes potencialidades do país sejam aproveitadas", considerou Santos Silva.

"No momento em que se criaram episódios ou incidentes que podiam perturbar as relações entre Portugal e a Venezuela era muito importante que o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal aqui viesse e 'in loco', ouvisse e falasse com a comunidade, mas também que contactasse todas as autoridades venezuelanas que nós reconhecemos", argumentou o ministro.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Corinthians e Sport se enfrentam na segunda fase da Copinha
Aos oito minutos, mais uma boa falta cobrada de Fabrício Oya, assustou novamente a meta do Sport batendo no travessão. Do lado do Sport , João Erick bateu com categoria, superou o goleiro corintiano e inaugurou uma nova fase na partida.

Flamengo acerta salário com Vagner Love e aguarda liberação de time turco
Mas, a diretoria estuda a possibilidade de trazer Adriano para participar de um projeto de responsabilidade social do rubro-negro. Difícil eu tenho certeza que vai ser, tem cinco meses que renovei o contrato, mas vamos ver o que Deus vai reservar para gente.

Governo quer reduzir limite de velocidade dentro das localidades para 30 km/h
Em 2017, o Ministério da Administração Interna registou 400 atropelamentos com fuga, dos quais cinco provocaram vítimas mortais. O Governo socialista quer introduzir diversas alterações ao código da estrada.

Telecomunicações e transporte de carga aquecem setor de serviços
Na comparação com novembro de 2016 (sem ajuste sazonal), o volume de serviços variou -0,7%, contra -0,4% em outubro (revisado) e -3,2% em setembro.

Outras notícias