Há situações dramáticas com portugueses na Venezuela, admite Santos Silva

O chanceler de Portugal, Augusto Santos Silva, pediu nesta segunda-feira (8) condições para os empresários lusitanos residentes na Venezuela, após o governo de Nicolás Maduro obrigar os supermercados, muitos deles propriedades de portugueses, a reduzirem os preços.

"Essa exportação pode aumentar", insistiu Santos Silva.

Em entrevista à RTP, o governante abordou a situação da comunidade portuguesa num país onde faltam bens e se tem assistido a pilhagens. "Portanto nós próprios podemos contribuir para superar estas dificuldades, certamente momentâneas, que hoje se vivem aqui". "Eu terei a oportunidade de ter uma reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores, para além da comissão mista".

Arreaza, que não comentou o pedido do colega, destacou a importância da comunidade portuguesa na Venezuela e indicou que existem cerca de 20 projetos mistos em execução.

Esse canal permitirá que "todas" as preocupações, dificuldades, necessidades e propostas dos portugueses "sejam consideradas, analisadas pelas autoridades venezuelanas para que em relação a todas elas haja uma resposta das autoridades venezuelanas", explicou.

"A Venezuela é um país de enormes potencialidades, o povo venezuelano é muito querido dos portugueses e que muito quer os portugueses".

Durante a deslocação a Caracas, o ministro deverá ainda reiterar a posição da União Europeia face à atual crise política, social e económica, e que já levou à imposição de sanções à Venezuela.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Sem Neymar, Uefa anuncia seleção de 2017
A UEFA revelou o onze de 2017 eleito pelos adeptos e, numa equipa do ano que tem preponderância de jogadores do Real Madrid. Mais de 798 mil votos foram contabilizados na eleição, que foi divulgada nesta quinta-feira (11).

Avaí oficializa empréstimo do lateral Capa ao Sport Recife
Ao Superesportes , o presidente do Avaí, Francisco Battistotti , confirmou o interesse do Leão e deu detalhes da negociação. O acordo entre Avaí e Sport envolvendo o lateral-esquerdo Capa foi acertado, na manhã desta terça-feira.

Carnaval do Rio deve registrar maiores números da história em 2018
Para esta edição do carnaval , a Riotur registrou uma captação recorde de investimento privado: R$ 38,5 milhões. Lá serão cinco dias de evento , com público estimado de mais de 40 mil pessoas com entrada gratuita.

Planalto diz que Fazenda é que vai falar sobre rating da S&P
Uma dessas medidas é a reforma da Previdência. "O mercado , em tese, já era para ter precificado que a aprovação não ia acontecer. Sem ele, os financiamentos externos para empresas brasileiras ficam mais caros.

Outras notícias