Juiz freia decisão de Trump que acabaria com apoio a jovens imigrantes

Trump durante o encontro que discutiu políticas migratórias.- JONATHAN ERNST  REUTERS

Um juiz federal de São Francisco, na Califórnia, bloqueou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de encerrar o programa para imigrantes chamado Ação Diferida para os Chegados na Infância (Daca, na sigla em inglês).

"Precisamos do muro para ter segurança. Qualquer solução tem que incluir o muro, porque sem o muro não funcionará", acrescentou Trump em uma entrevista coletiva junto à primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg.

O Presidente norte-americano anunciou, no início de setembro, o fim do programa de imigração DACA, promulgado em 2012 pelo seu antecessor, Barack Obama, e deu uma margem de seis meses - até 05 de março de 2018 - para tornar efetiva a sua ordem com vista a forçar uma alternativa no Congresso.

Muitos destes jovens emigrantes, apelidados de "dreamers", passaram a maior parte da sua vida nos Estados Unidos e são na sua maioria oriundos da América Central e do Sul.

Para a Casa Branca, no entanto, o termo "segurança fronteiriça" sempre foi sinônimo da construção do muro, e Trump já pediu ao Congresso que autorize o aporte de US$ 18 bilhões ao longo de uma década para financiá-lo.

Os democratas, no entanto, insistem que sua prioridade é encarregar-se unicamente de substituir o DACA, e querem chegar a um consenso sobre o tema antes de 19 de janeiro, data limite para alcançar um acordo orçamentário.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Sea of Thieves terá teste beta fechado no fim de janeiro
Os jogadores que optarem por pré-encomendar a obra numa loja física terão que resgatar um código que está no pack Black Dog. Os usuários que participarem do beta terão a permissão para fazer streams , vídeos, clipes e tirar fotos do jogo.

James Franco se pronuncia sobre acusações de assédio — Vídeo
Foi o caso da atriz Violet Paley , que afirmou no Twitter ter sido alvo de assédio por parte de James Franco . Eles tinham muito a dizer, e estou aqui para ouvir e aprender e mudar a minha perspectiva do lado de fora.

Harvey Weinstein leva bofetadas de fã após se recusar a tirar foto
Ao sair do restaurante, o rapaz voltou a tentar falar com o produtor de Hollywood com um amigo filmando a ação. Steve disse ao site que Weinstein o tratou de forma grosseira e não faria o registro.

Sérgio Conceição diz que Rui Vitória "é comandado" nas intervenções públicas
O exemplo foi um exemplo menos feliz e lamento se as pessoas pensaram que foi uma ofensa. Guimarães e eu quero esclarecer que nunca foi minha intenção ofender ninguém".

Outras notícias