Mercados emergentes vão conduzir crescimento global em 2018, diz Banco Mundial

No ano passado houve expansão significativa do comércio mundial

Para a economia global, o Banco Mundial prevê um crescimento próximo a 3,1% em 2018 após um alta estimada de 3% em 2017.

O BM diz que a recuperação modesta na África subsaariana é apoiada por uma melhoria de preços das matérias-primas.

Especialistas dizem que Moçambique cresceu 3,1 por cento no ano passado, enquanto em 2018 o crescimento poderá chegar a 3,2 por cento e 3,4 por cento nos dois anos seguintes.

"O crescimento em Angola deve aumentar para 1,6% em 2018, com uma transição política de sucesso a melhorar a possibilidade de reformas que melhorem o ambiente de negócios", escrevem os peritos do Banco Mundial, no relatório 'Perspetivas Económicas Globais", divulgado na terça-feira à noite em Washington.

Segundo as novas estimativas, em 2018 os Estados Unidos deverão acelerar o crescimento econômico para 2,5%, contra os 2,2% estimados em junho, e o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro deverá crescer 2,1% e o do Japão 1,3%.

Em uma atualização de seu relatório econômico, o Banco Mundial alertou entretanto que a melhora deste ano será temporária a menos que os governos adotem políticas focadas em melhora da participação da força de trabalho.

O BM detalha que o crescimento não implica o abrandamento do ritmo das reformas necessárias para explorar o potencial do continente.

A China vai continuar a sua "desaceleração estrutural", mas a crescer mais de 6%, com um aumento estimado de 6,4% em 2018 e de 6,3% em 2019, adianta o documento.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Em 2017, Brasil teve a menor inflação desde 1998
A inflação do ano passado é 3,34 pontos percentuais inferior à de 2016, quando o indicador atingiu 6,29%. Em dezembro , a variação do INPC foi de 0,26%, ficando 0,08 ponto percentual acima do 0,18% de novembro.

Deneuve e mais 99 defendem: eles têm o direito de "importunar"
O documento foi assinado por cem mulheres, num grupo em que se incluiu Catherine Deneuve , atriz francesa de 74 anos. Em março do ano passado, Deneuve criou polêmica ao defender publicamente Polanski de uma das acuações de estupro.

Novo chefe do Detran de Minas Gerais tem 120 pontos na carteira
Pela lei, quando o motorista atinge 20 pontos, no período de um ano, perde a carteira e é aberto um processo administrativo. O condutor precisa, ainda, fazer um curso de reciclagem e acertar ao menos 21 das 30 questões de um exame.

"Wendel ainda vai ter muitas dificuldades para apanhar o comboio" — Jorge Jesus
Caso passe pelo desafio, o Sporting pode enfrentar o Porto na próxima fase, se este também vencer o Moreirense, na quinta-feira. Jogador que chega e um dia ou dois depois joga... é quase impossível independentemente da qualidade individual.

Outras notícias