Mercados emergentes vão conduzir crescimento global em 2018, diz Banco Mundial

No ano passado houve expansão significativa do comércio mundial

Para a economia global, o Banco Mundial prevê um crescimento próximo a 3,1% em 2018 após um alta estimada de 3% em 2017.

O BM diz que a recuperação modesta na África subsaariana é apoiada por uma melhoria de preços das matérias-primas.

Especialistas dizem que Moçambique cresceu 3,1 por cento no ano passado, enquanto em 2018 o crescimento poderá chegar a 3,2 por cento e 3,4 por cento nos dois anos seguintes.

"O crescimento em Angola deve aumentar para 1,6% em 2018, com uma transição política de sucesso a melhorar a possibilidade de reformas que melhorem o ambiente de negócios", escrevem os peritos do Banco Mundial, no relatório 'Perspetivas Económicas Globais", divulgado na terça-feira à noite em Washington.

Segundo as novas estimativas, em 2018 os Estados Unidos deverão acelerar o crescimento econômico para 2,5%, contra os 2,2% estimados em junho, e o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro deverá crescer 2,1% e o do Japão 1,3%.

Em uma atualização de seu relatório econômico, o Banco Mundial alertou entretanto que a melhora deste ano será temporária a menos que os governos adotem políticas focadas em melhora da participação da força de trabalho.

O BM detalha que o crescimento não implica o abrandamento do ritmo das reformas necessárias para explorar o potencial do continente.

A China vai continuar a sua "desaceleração estrutural", mas a crescer mais de 6%, com um aumento estimado de 6,4% em 2018 e de 6,3% em 2019, adianta o documento.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Anitta é indicada à sua primeira premiação nos Estados Unidos
A brasileira concorre ao prêmio " Social Star Award " - estrela das redes sociais - que reconhece a atuação de webcelebridades. A categoria inclui músicos, compositores, youtubers e outras personalidades influentes nas redes sociais.

Em 2017, Brasil teve a menor inflação desde 1998
A inflação do ano passado é 3,34 pontos percentuais inferior à de 2016, quando o indicador atingiu 6,29%. Em dezembro , a variação do INPC foi de 0,26%, ficando 0,08 ponto percentual acima do 0,18% de novembro.

Deneuve e mais 99 defendem: eles têm o direito de "importunar"
O documento foi assinado por cem mulheres, num grupo em que se incluiu Catherine Deneuve , atriz francesa de 74 anos. Em março do ano passado, Deneuve criou polêmica ao defender publicamente Polanski de uma das acuações de estupro.

André Villas-Boas hospitalizado após acidente no Dakar
A lesão, de acordo com elementos da equipa de Villas-Boas, é nas costas. O treinador teve de se deslocar ao hospital com uma lesão nas costas.

Outras notícias