Ministro das Finanças de Portugal assume presidência de Eurogrupo

Numa conferência de imprensa, em Sófia, por ocasião do lançamento da presidência semestral búlgara do Conselho da União Europeia, sensivelmente na mesma altura em que, em Paris, Mário Centeno recebia a "pasta" do seu antecessor, o holandês Jeroen Dijsselbloem, o presidente da Comissão saudou "o novo presidente do Eurogrupo" e congratulou-se por agora ter sido escolhido um ministro do Sul, "o que não se deve confundir com o Club Mediterranée", ao contrário do que pensam "alguns ortodoxos do Norte da Europa". As suas funções passarão por gerar consensos e representar o grupo dos ministros das Finanças da moeda única. Agradeço ao Jeroen [Dijsselbloem] pelo trabalho duro e pelos compromissos que conseguimos atingir nos últimos cinco anos.

À saída do encontro, Mário Centeno não prestou declarações aos jornalistas.

Centeno recebeu, há momentos, o sino com que Jeroen Dijsselbloem dirigiu as reuniões do Eurogrupo, durante o tempo em que foi presidente, e garantiu que está motivado e confiante com este novo desafio.

"Temos de estar cientes que a preparação para o que está para vir, os desafios que temos têm de ser enfrentados já e preparar-nos para os tempos que estão para chegar na zona euro como um todo", concluiu.

"Trabalhámos juntos de perto e estou mesmo contente que ele tenha um forte apoio no Eurogrupo, vai impulsionar reformas, impulsionar a modernização da zona euro ainda mais longe".

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse, esta sexta-feira, que "foi sábio nomear alguém que vem da Europa do Sul" para presidir ao Eurogrupo, e escusou-se a dar conselhos a Mário Centeno, com quem tem previsto encontrar-se "em breve". "É o melhor momento para assumir [o cargo], a zona euro está melhor, é uma oportunidade para levar as reformas ainda mais longe", afirmou.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Moreirense-FC Porto (onzes): Conceição muda sete em Moreira de Cónegos
Do lado do Moreirense , destaque para a estreia do médio Boubacar Fofana e para o regresso após lesão de Rafael Costa. O FC Porto colocou-se cedo em vantagem, por Herrera , com Layún a aumentar o marcador, ainda na primeira parte.

Mãe de Isis Valverde causa rebuliço na internet ao postar foto sensual
A jovem mãe já havia chamado atenção pela beleza quando viajou com a filha para Fernando de Noronha, em Pernambuco, no Réveillon. Já Ísis tem 30 e fez sucesso recentemente como a Ritinha na novela " A Força do Querer ".

Aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo terão reajuste de 1,81%
Com dois anos de reajuste do mínimo abaixo da inflação , a perda acumulada é de 0,34%, segundo o Dieese. Além disso, os beneficiários do salário-família também terão impactos na renda.

Sem Neymar, Uefa anuncia seleção de 2017
A UEFA revelou o onze de 2017 eleito pelos adeptos e, numa equipa do ano que tem preponderância de jogadores do Real Madrid. Mais de 798 mil votos foram contabilizados na eleição, que foi divulgada nesta quinta-feira (11).

Outras notícias