MPF exige que Santander organize mostras sobre diversidade — Queermuseu

Queermuseu: Santander terá que realizar exposições sobre diversidade

O Santander Cultural e o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul firmaram um compromisso para que, em até um ano e meio, sejam realizadas duas novas exposições enfatizando temas relacionados a diferença e a diversidade, na ótica dos Direitos Humanos e na cidade de Porto Alegre. Na época, a Promotoria recomendou a reabertura da exposição e informou que a atitude de encerrá-la seria prejudicial à liberdade de expressão artística. Caso o braço cultural do banco não atende as exigências, a multa é de 800 mil reais. Já a outra tratará sobre as formas de empoderamento das mulheres na sociedade contemporânea. Além disso, a Promotoria também determina que a instituição sinalize a presença de representações de nudez, violência e sexo nas obras.

Para o curador, um dos mais nocivos aspectos do acordo entre o Santander e o MPF é o precedente criado para que outras instituições "estabeleçam limites para o pensamento através de normativas similares constituindo assim censura prévia". "A decisão do MPF deveria reparar os danos que foram causados pelo fechamento da exposição", diz Gaudêncio Fidelis em entrevista à reportagem.

As exposições, conforme determinação do MPF, terão que permanecer abertas por aproximadamente 120 dias. Na opinião do curador, eventos como os ataques à filósofa Judith Butler, que tem entre seus temas questões de gênero, em sua passagem pelo Brasil para palestras em novembro, foram consequência do fechamento da mostra.

A primeira tentativa do Ministério Público Federal foi negociar o retorno da exposição. "A penalidade [do Santander] é a de continuar fazendo sua própria rotina", diz Fidelis. Procurado pela reportagem, o Santander Cultural preferiu não se manifestar a respeito das afirmações de Fidelis.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Freira em 'Deus Salve o Rei', Paula Fernandes comemora: 'Será incrível'
Mas até o final da trama acontecerão diversos problemas que tornarão esse amor aparentemente impossível. " 'Deus salve o Rei'! ". A informação foi confirmada ao "F5", da Folha de S.Paulo, pela assessora da emissora, sem mais detalhes.

Rúben Ribeiro realiza primeiro treino em Alcochete
Aves, em jogo agendado para Alvalade para o próximo domingo, com uma sessão de trabalho marcada pela estreia de Josip Misic. Contudo, nem tudo agrada a Jorge Jesus, que não tem gostado de alguns erros defensivos da equipa nos últimos jogos.

Benfica bate Braga na meia final da Taça de Liga de futsal
Já no Sporting - vencedor das duas edições da prova (2015/16 e 2016/17) - foram Fortino e Merlim a marcar. O Fundão perdeu este sábado com Sporting (2-1) nas meias-finais da Taça da Liga de futsal em Sines.

Barcelona anuncia empréstimo de Arda Turan
Sua contratação, em 2015, por 40 milhões de euros (cerca de R$160 milhões), foi cercada de muita expectativa. "Por sua vez, o Istambul tem a opção de compra do jogador", divulgou o clube espanhol em seu site oficial.

Outras notícias